Cadastro do RMI

Navegação:  Configuração no SIGER® >

Cadastro do RMI

Previous pageReturn to chapter overviewNext page

Para controle da FCI no SIGER®, foi criado o Registro da Mercadoria Importada (RMI), onde estão contidas todas as informações pertinentes a FCI, que são o valor da parcela importada, valor médio das saídas, percentual do conteúdo de importação, origem da mercadoria e número da FCI.

 

No módulo de Faturamento, menu 1-2-A, botão “Dados adicionais”, botão “Enquadramento Fiscal”, campo "Utiliza Registro da Mercadoria Importada" é possível indicar se vai utilizar o RMI e se a informação será obrigatória ou não.

 

Caso seja indicado que a informação é obrigatória, na emissão das notas de venda que tenham itens com as origens 3, 5 ou 8 irá obrigar que o usuário indique um RMI válido no item do pedido.

 

É possível ainda configurar para que o SIGER® sugira automaticamente a sequência de RMI a ser utilizada no item.

Esta configuração pode ser feita na empresa do Faturamento, menu 1-2-A, botão “Dados adicionais”, botão “Enquadramento Fiscal”, campo "Sugere a sequência RMI", com as seguintes opções:

1 - Não, utilizando esta opção o campo sequência de RMI estará vazio na inclusão do pedido e a sequência desejada deverá ser informada manualmente.

2 - Primeira ativa, o campo sequência de RMI será inicializado com a primeira sequência de RMI ativa para o produto.

3 - Última ativa, o campo sequência de RMI será inicializado com a última sequência de RMI ativa para o produto.

4 - Única ativa, o campo sequência de RMI só trará a informação pré carregada se o produto tiver apenas uma sequência de RMI ativa.

 

Dentro do pedido, quando não for carregado automaticamente, o RMI deve ser informado no botão “Adicionais”.

 

Cadastro manual

O cadastramento dos dados da FCI no SIGER® é feito pelo menu 1-D-I do Faturamento

Se não tiver as formulações cadastradas no SIGER® existe um relatório no menu 1-D-P do Faturamento para auxiliar no cálculo do conteúdo de importação.

 

Cadastro automático

ATENÇÃO: É importante ressaltar que a conferência dos valores calculados pelo SIGER® é de responsabilidade de cada empresa, portanto, antes de gerar o RMI automaticamente, desmarque o campo "Gera registros de RMI" da última janela de processamento. Desta forma, o SIGER® apenas gerará uma listagem para conferência.

 

Com o uso das formulações no SIGER® pode ser emitido o relatório de apuração dos valores através do menu 1-7-L, opção 4.

 

clip0003

 

Na segunda janela, configurar o campo "Valorização" como 10 - Valor da parcela importada.

No campo "Período da apuração", informar o período inicial onde os movimentos de entrada e saída serão processados e caso não encontre movimentos que se enquadrem, irá fazer a busca nos meses anteriores.

 

clip0001

 

Ao avançar para a terceira janela, é possível marcar o campo "Gera registros de RMI", desta forma o SIGER® fará o cálculo, emitirá uma listagem para conferência e criará os cadastros de RMI para os produtos que possuem Conteúdo de Importação, de acordo com os percentuais encontrados durante o cálculo.

 

clip0002

 

 

Fluxograma demonstrando as etapas para cadastro do RMI:

 

FCI_Cadastro_RMI