Blog

Acompanhe nossos conteúdos, novidades e insights sobre tecnologia, gestão e inovação.

Agrupadores de data no Gerador de Relatórios

Agora no Gerador de Relatórios e Gráficos é possível montar relatórios e gráficos usando diversos agrupadores de data, atendendo assim a demanda de diversos clientes. O que são os agrupadores de data? São campos facilitadores para exibir algumas formas de representar o conteúdo de uma data. Anteriormente eram disponibilizados somente [...]

Agora no Gerador de Relatórios e Gráficos é possível montar relatórios e gráficos usando diversos agrupadores de data, atendendo assim a demanda de diversos clientes.

O que são os agrupadores de data?

São campos facilitadores para exibir algumas formas de representar o conteúdo de uma data. Anteriormente eram disponibilizados somente os agrupadores de período, ano, mês e dia. Agora existem mais 11 agrupadores.

Porque foram criados os agrupadores de data?

Muitos clientes possuem a necessidade de geração de relatórios agrupados por nome do mês, dia da semana, bimestre, semestre, etc. Anteriormente para atender essas demandas, era necessário efetuar uma implementação específica para a data desejada e para o agrupador solicitado. Agora isso não é mais necessário, pois todos os campos de data possuem os agrupadores de forma nativa.

Abaixo temos uma tabela com os 11 novos agrupadores e o texto a ser impresso para cada um, tendo como exemplo a data de 03/12/2019:

AGRUPADORTEXTO
Dia da semana3ª feira
Nome do mêsDezembro
Semana do mês1
Semana do ano49
Dias de início/fim da semana02-08
Decêndio do mês1
Quinzena1
Bimestre6
Trimestre4
Quadrimestre3
Semestre2

Para selecionar o agrupador desejado, basta clicar no “+” no campo desejado da data e selecionar o agrupador a ser impresso, conforme imagem abaixo.

Seleção dos agrupadores do campo “Data de entrada” do pedido

Abaixo alguns exemplos de relatórios e gráficos com o uso de agrupadores de data:

Relatório em XLS usando agrupador de dia da semana.

Gráfico do gerador usando agrupador de nome do mês

O recurso de agrupadores também foi disponibilizado no grid dinâmico

A configuração dos agrupadores no grid dinâmico ocorre da mesma forma que no gerador de relatórios. Basta clicar no “+” no campo de data e selecionar o agrupador desejado.

Grid dinâmico usando diversos agrupadores de data.

Por:
João Batista Dazzi Machado
Desenvolvedor

Posts relacionados

Um novo Módulo de Gestão de Cardápios

Você sabia que o SIGER® possui um módulo de Gestão de Cardápios? Esse módulo bem esquecido dentro do

Novidades na Seleção Padrão do ERP SIGER®

A rotina de Seleção Padrão do ERP SIGER® recebeu várias melhorias de usabilidade na versão 25.20a, atual Beta.

Pendências bancárias de comunicação online

Com o crescimento da aderência às cobranças online, surgiram novas necessidades no uso desta rotina.