Blog

Acompanhe nossos conteúdos, novidades e insights sobre tecnologia, gestão e inovação.

Reestruturação do Cadastro de Veículos

A conclusão de um novo projeto marca uma modernização no cadastro e manutenção de veículos dentro do ERP SIGER®. Ele foi desenvolvido pelo Time Materiais para aprimorar usabilidade e padronização das rotinas que envolvem veículos em diversas áreas do sistema. Com quatro fases, o projeto contemplou desde revisões estruturais até [...]

A conclusão de um novo projeto marca uma modernização no cadastro manutenção de veículos dentro do ERP SIGER®. Ele foi desenvolvido pelo Time Materiais para aprimorar usabilidade e padronização das rotinas que envolvem veículos em diversas áreas do sistema.

Com quatro fases, o projeto contemplou desde revisões estruturais até melhorias na integridade das informações. Neste post, destacamos os principais pontos implementados.

Alterações estruturais

A primeira etapa teve foco na criação de novos campos na tabela de veículos e em ajustes estruturais necessários para as melhorias posteriores do projeto.

Transferência de placas

Surgiu como fator motivador do projeto a necessidade de mudar a placa de um veículo, mantendo o restante do seu cadastro. Então, como a placa é a chave da tabela 116-Veículos, foi implementada a transferência de placas através do menu de rotinas especiais, disponível em diferentes módulos.

Com isso, a troca de placa do veículo é realizada de forma segura e integrada, atualizando automaticamente todas as entidades que utilizam a placa informada – como item da ordem de serviço, requisição de estoque, orçamento, entre outros. Além disso, para ter controle do histórico do cadastro, passou a ser registrada a placa anterior, que também é exibida na manutenção do veículo.

Criação da descrição do veículo e sua configuração

Na tabela 116-Veículos, foi criado o campo de descrição do veículo. Esse é utilizado para carregar a nova descrição vinculada ao campo padrão de placa.

Nos parâmetros do sistema no menu 1.1-P, botão [Mód.Específicos], é possível configurar se a descrição do veículo será aceita para digitação ou gerada automaticamente via expressão JavaScript (que pode ser configurada através do botão [Conf.Descrição] na mesma janela).

Também foi disponibilizado o botão [Rec.Descrição] na manutenção consolidada de veículos para facilitar a aplicação da descrição em diversos registros ao mesmo tempo, caso o usuário altere a expressão JavaScript, por exemplo.

Além disso, um ajuste SQL foi feito para popular a descrição de todos os veículos de uma base assim que for atualizada para a versão 26.10. A descrição será aplicada seguindo a expressão do modelo JavaScript padrão distribuído.

Padronização de campos e acessos

Foram criados dois novos entry-fields padrões para as tabelas por empresa 005-Cores e 027-Modelos de máquinas/veículos/equipamentos. Eles foram aplicados não só na manutenção do veículo, como também em outras janelas do sistema que utilizavam campos simples.

Também houve uma ampliação nas informações exibidas nos outros acessos ao veículo (F6), incluindo número do chassi, descrição e proprietário.

Esses ajustes garantem consistência e padronização para o cadastro de veículos.

Visão de negócio SRVVEI

Nesta fase foi criado e implementado o SRVVEI, centralizando validações e rotinas específicas relacionadas aos veículos.

Criação do SRVVEI

Foi criada a visão de negócio SRVVEI para ser a responsável por manipular os registros de veículos, centralizando as regras fundamentais do cadastro e tornando a manutenção mais confiável e padronizada.

Aplicação do SRVVEI

O novo SRV foi aplicado em diversos pontos do sistema onde bloqueiam, leem, validam e gravam veículos:

  • Manutenção do veículo;
  • Importação de veículos via planilha;
  • Manutenção do ticket de pesagem;
  • Manutenção de ordem de serviço.

Esse movimento garante que todo o sistema utilize uma única fonte de regras, reduzindo divergências e comportamentos inesperados.

Melhorias na manutenção

Após consolidar os fundamentos técnicos, avançamos para a modernização de rotinas e melhorias de usabilidade.

Migração para RWD e classe padrão OO

A manutenção de veículos foi atualizada para RWD, com os novos campos da tabela de veículos, novos entry-fields padrões, foco aprimorado e melhor navegação entre botões do rodapé.

Além disso, o programa SRIC70.CBL foi migrado para o padrão Orientado a Objetos (OO), reorganizando o fonte e eliminando dependências de PF/WF.

Integridade referencial e exclusão

Foi criada a classe SREVEI.CBL, responsável por verificar se a placa está sendo utilizada em outras tabelas – como item da ordem de serviço ou requisição de estoque, por exemplo – antes de permitir a sua exclusão. Essa etapa reforça a segurança das informações e evita inconsistências.

Browse de veículos

O browse recebeu a nova coluna de descrição do veículo e novas ordens de código e descrição, além da reorganização das colunas já existentes. Como resultado, a busca ficou mais rápida e eficiente.

Novos recursos operacionais e outras melhorias

Foram criados novos recursos e feitas outras diversas melhorias, visando aprimorar a usabilidade na manutenção de veículos:

  • Criação de registro de observações do veículo, acessível na manutenção;
  • Habilitação do log de alteração de campos, com botão para visualização na manutenção também;
  • Ampliação do campo de certificado de proprietário para 12 dígitos;
  • Simplificação da confirmação para exclusão de diversos registros na manutenção consolidada;
  • Atualização do grid da manutenção consolidada feita apenas quando necessário;
  • Substituição da antiga listagem de veículos pela integração com o gerador de relatórios.

Posts relacionados

Novos recursos no painel de ícones

Com o objetivo de tornar o uso diário do sistema mais ágil e intuitivo, foram

Personalização na ação do duplo clique nos grids!

Anteriormente no ERP SIGER®, a ação executada pelo duplo clique nas telas de grid dinâmico era

Um novo Módulo de Gestão de Cardápios

Você sabia que o SIGER® possui um módulo de Gestão de Cardápios? Esse módulo, que