Com a API SIGER, o ERP acaba de ganhar uma nova funcionalidade que vai trazer inúmeras possibilidades de integração com parceiros, clientes e terceiros!
As integrações passam a ser muito mais rápidas, fáceis e seguras, além de gerar infinitas possibilidades de integrações com sistemas diversos, como: e-commerces, aplicativos, sites, sistemas produtivos, cadastros diversos, entre outros.
Com a API, o SIGER® passa a disponibilizar a consulta e manipulação de registros na sua base de dados pela nuvem. No formato REST, padrão de mercado, que permite buscar e alterar registros do sistema em tempo real!
Como a API SIGER funciona?
E-commerces e outros sistemas enviam requisições HTTP para a SIGER® API WS solicitando informações ao sistema. Esses dados são processados e retornados de acordo com os parâmetros que foram passados na requisição. Com a API, integrações via planilha ou txt serão cada vez menos utilizadas e, por consequência, não será necessário a criação de rotinas específicas por conta de variações de layouts.
Com essas características, qualquer sistema pode se comunicar com o SIGER® de forma genérica, seja para exibir informações em um site ou aplicativo ou até mesmo fazer manutenção de registros, de forma segura e respeitando as regras de negócio, parâmetros e contextos de cada cliente.
O que está disponível na API?
Atualmente, os seguintes comandos estão disponíveis:
| Comando | Informações |
| get-one | busca um registro de uma tabela |
| get-list | busca uma lista de registros de uma tabela |
| get-images | retorna as imagens e anexos de um, ou mais, produtos |
| insert | inclui um novo registro |
| alter | altera um registro |
| inactivate | inativa um registro |
| get-order-tax | retorna os percentuais de tributação para um, ou mais, produtos, respeitando regras do cliente, cfop, quantidade, etc |
| calc-order-tax | retorna os valores de tributação calculados para um, ou mais, produtos, respeitando regras do cliente, cfop, quantidade, etc |
Os comandos de persistência (insert, alter e inactivate) estão disponíveis para as entidades de cliente, produto e pedido. Já os comandos de consulta (get-one e get-list) possuem uma gama maior de tabelas, conforme detalhado abaixo:
| Entidade | Nome da entidade na API |
| Transportador | carrier |
| Natureza de operação | cfop |
| Produto | product |
| Lista de Preços de Produtos | itemPriceList |
| Local de estoque | stockLocation |
| Grupo de cadastro | customerGroup |
| Tipo de embalagem | packing |
| Unidade de medida | unitMeasure |
| Lista de preço | priceList |
| Grupo de produto | productGroup |
| Subgrupo de produto | productSubgroup |
| Local de cobrança | paymentLocal |
| Grade | grid |
| Formulação | formulation |
| Nomenclatura comum do mercosul | taxClassification |
| Moeda | currency |
| Vencimentos | payment |
| Pedido | order |
| Itens de pedido | items |
| Espécie de entrada/saída | orderCategory |
| Cliente | customer |
Os nomes de tabelas e campos da API seguem o padrão de mercado e são disponibilizados pela Rech através do dicionário de tabelas do SIGER®.
Como utilizar a API SIGER®?
Primeiramente, é necessário ter o SIGER® na versão 20.20a ou posterior e o adicional “165-Utiliza API WS Rech” habilitado.
A permissão de enviar requisições é concedida a partir de tokens de acesso. Esses tokens são cadastrados no menu 9.A-A do SIGER®. Cada sistema de terceiros pode ter o seu token com sua devida data de expiração.
Após a a autorização através do token, é necessário que o sistema que deseja integrar ao SIGER® faça o desenvolvimento da integração, seguindo nossa documentação. Nessa página também é possível realizar simulações, bastando solicitar à Rech a permissão através de um token.







