Blog

Acompanhe nossos conteúdos, novidades e insights sobre tecnologia, gestão e inovação.

2009/01 – SPED Contábil / ECD – Escrituração Contábil Digital

A Rech Informática comunica a seus clientes que estará sendo liberado no SIGER® – Módulo de Contabilidade, no final de fevereiro de 2009, opção para geração do arquivo digital (ECD) em atendimento a legislação: “A Receita Federal estabeleceu, para fins fiscais e previdenciários, a obrigatoriedade pelo art. 3º da Instrução [...]

A Rech Informática comunica a seus clientes que estará sendo liberado no SIGER® – Módulo de Contabilidade, no final de fevereiro de 2009, opção para geração do arquivo digital (ECD) em atendimento a legislação:

“A Receita Federal estabeleceu, para fins fiscais e previdenciários, a obrigatoriedade pelo art. 3º da Instrução Normativa nº 787/07:
I – em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2008, as pessoas jurídicas sujeitas a acompanhamento econômico-tributário diferenciado, nos termos da Portaria RFB nº 11.211, de 7 de novembro de 2007, e sujeitas à tributação do imposto de renda com base no Lucro Real;
II – em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2009, as demais pessoas jurídicas sujeitas à tributação do imposto de renda com base no Lucro Real.”

De acordo com o acima exposto, as empresas deverão gerar a partir do seu sistema de contabilidade, um arquivo digital no formato especificado no anexo único da instrução normativa. Este arquivo deverá ser submetido ao Programa Validador e Assinador – PVA.

No SIGER® , o arquivo poderá ser gerado no módulo de Contabilidade na opção 5 – R.Especiais, 1 – Gera Arquivos IN, S – Gera Arquivos SPED.

Para maiores informações referente ao SPED Contábil: Clique aqui

DICA:
É fundamental que as empresas adotem todas as medidas necessárias para evitar a deterioração, extravio ou destruição dos arquivos digitais. Deverão ser mantidos os arquivos gerados através do SIGER® (extensão .txt), e todos os arquivos gerados pelo programa validador/transmissor (PVA) do SPED Contábil, como por exemplo: arquivos de autenticação, requerimentos, recibo de entrega (extensão .aut, .rqr, .rec, etc…).

Posts relacionados

Novas formas de pagamento na liquidação da Frente de Caixa 

Na liquidação de documentos da Frente de Caixa passa a ser possível utilizar formas de

Emissão de carta de vencimento via Rech Messenger

Trouxemos uma implementação importante para o processo de envio de cobrança para clientes: agora o

Manutenção Simplificada de Formulações/Estruturas

Buscando facilitar a manutenção de formulações, a partir da versão 25.10g do ERP SIGER® está