Comunicamos à nossos clientes que foram realizadas algumas alterações na forma de acumulação dos totalizadores da DRE – Demonstração de Resultado do Exercício no SIGER.
As alterações foram realizadas levando em consideração a forma como o SPED contábil elabora e permite visualizar a DRE.
Buscamos adequar a forma de tratamento do SIGER à do SPED, para facilitar o entendimento e a conferência dos dados da referida demonstração pelos usuários, e para evitar possíveis inconsistências na validação dos arquivos.
Essa adequação será disponibilizada no SIGER® a partir do dia 03 de Junho de 2010, portanto os usuários devem atualizar o sistema para receber essa nova versão, caso ainda não tenham atualizado.
Após a atualização, em face do acima exposto, será necessária uma revisão na estrutura da DRE da empresa, ajustando os totalizadores de cada nível da demonstração para as novas classificações na opção 1.1-T e sua vinculação no plano de contas na opção 1.6-A, conforme a seguir:
Como utilizar os novos tipos de totalizadores:
2 – Subtotal:
• Será listado acima das contas que o compõem, considerando o total da diferença entre os débitos/créditos das contas vinculadas a este totalizador.
• Deverá ser vinculado no plano de contas as contas que acumulam com este totalizador na opção 1.6-A – Alteração do Plano de Contas.
Exemplo de uma configuração para os totais da demonstração do resultado (opção 1.1-T ou 1.2-A)
OBSERVAÇÃO: A estruturação e definição dos totalizadores da DRE, pode ser realizada de duas formas, possibilitando configurar de maneira genérica, para todas as empresas existentes no sistema, ou podendo ser específica por empresa e por ano. A estrutura indicada na opção 1.1-T será genérica, ou seja, comum a todas as siglas existentes no sistema, e a estrutura indicada na opção 1.2-A (botão plano de contas e desc. totais demonstração) será específica para aquela empresa.
Exemplo de uma associação de um totalizador da demonstração do resultado no plano de contas (opção 1.6-A)
3 – Total:
• Utilizado para que seja construido um totalizador, acumulando os valores dos sub-totais anteriores.
• Deverá ser utilizado o botão “…” para informar os sub-totais que serão acumulados.
• Este totalizador não deverá ser vinculado no plano de contas.
4 – Lucro:
• Resultado de todos os níveis anteriores.
• Será utilizado em caso de lucro ou resultado nulo.
• Este totalizador não deverá ser vinculado no plano de contas.
5 – Prejuízo:
• Resultado de todos os níveis anteriores.
• Será utilizado em caso de prejuízo.
• Este totalizador não deverá ser vinculado no plano de contas.
6 – Resultado:
• Resultado de todos os níveis anteriores.
• Deverá ser utilizado somente quando não forem utilizados os níveis especificados acima 4-Lucro / 5-Prejuízo.
• Este totalizador não deverá ser vinculado no plano de contas.
Exemplo de DRE no formato antigo:
Exemplo de DRE no formato novo: