Blog

Acompanhe nossos conteúdos, novidades e insights sobre tecnologia, gestão e inovação.

2010/23 – Módulo Financeiro – Melhoria no cancelamento de pagamento de documentos

Atendendo a diversas sugestões, foi desenvolvida melhoria no cancelamento de pagamento de documentos, para facilitar e agilizar ainda mais as rotinas diárias dos usuários do módulo financeiro. Esta melhoria foi disponibilizada a partir da versão 9.30 do SIGER®. Temos relatos que frequentemente ocorria a seguinte situação: tendo feito várias liquidações [...]

Atendendo a diversas sugestões, foi desenvolvida melhoria no cancelamento de pagamento de documentos, para facilitar e agilizar ainda mais as rotinas diárias dos usuários do módulo financeiro. Esta melhoria foi disponibilizada a partir da versão 9.30 do SIGER®.

Temos relatos que frequentemente ocorria a seguinte situação: tendo feito várias liquidações parciais em um determinado documento, e uma das parcelas havia sido erroneamente liquidada, o sistema não permitia cancelar o pagamento desta parcela intermediária. Era preciso cancelar o pagamento de todas as parcelas posteriores, até chegar na parcela intermediária que se desejava ajustar.

Com esta implementação, será possível o cancelamento de pagamento de uma parcela do documento, quando já houverem parcelas posteriormente liquidadas, estando o documento completamente ou parcialmente liquidado.

Como funcionará essa melhoria?

No módulo financeiro, na opção 2.2-N, passa a permitir selecionar a parcela que deseja efetuar o cancelamento do pagamento.

– A cada pagamento parcial de um documento, o sistema cria automaticamente uma parcela liquidada.
– A parcela “zero” será sempre a última a ser paga, pois é o pagamento do saldo em aberto do documento. É necessário que ela esteja em aberto para cancelar algum dos pagamentos parciais, para que o valor da parcela cancelada possa ser somado ao saldo em aberto do documento.

Contemplando duas situações, vamos exemplificar esse procedimento com os seguintes dados => Nota fiscal nr. 1 do Cliente 1 – Rech Informática Ltda. Valor R$ 1.000,00. Data 01/11/2010.

1) Quando o documento estiver parcialmente liquidado:
– Quando houver saldo em aberto do documento, bastará selecionar a parcela que se deseja cancelar o pagamento e o valor dela será somado ao saldo remanescente do documento.
Exemplo:
Foram efetuados três pagamentos parciais neste documento
Parcela 1 – 200,00 – Data pagamento 01/11/2010
Parcela 2 – 300,00 – Data pagamento 05/11/2010
Parcela 3 – 400,00 – Data pagamento 10/11/2010
Parcela “zero” em aberto – 100,00

Efetuaremos o cancelamento do pagamento da parcela 2.

Com o cancelamento do pagamento da parcela 2, o valor dela de R$ 300,00 foi somado ao valor da parcela “zero” (100,00) que estava em aberto.

2) Quando o documento estiver totalmente liquidado:
Exemplo:
Foram efetuados três pagamentos parciais nesse documento e liquidado o saldo (parcela “zero”)
Parcela 1 – 200,00 – Data pagamento 01/11/2010
Parcela 2 – 300,00 – Data pagamento 05/11/2010
Parcela 3 – 400,00 – Data pagamento 10/11/2010
Parcela “zero” – 100,00 – Data pagamento 18/11/2010

Tentaremos realizar o cancelamento do pagamento da parcela 2.

– Ao clicar no “Sim” será cancelado o pagamento da parcela “zero”.

Deverá ser acessada novamente a opção de cancelamento de pagamento de documento, sendo possível então selecionar a parcela (intermediária) desejada, no caso a parcela 2.

Posts relacionados

Janela de seleção de arquivos do SIGER®

A janela de seleção de arquivos do ERP SIGER® mudou de layout, se tornando mais clara e objetiva para os usuário.

Novos recursos nas demonstrações contábeis do SIGER® 

No SIGER®, as demonstrações contábeis, assim como outros relatórios contábeis, sempre apresentaram as seguintes limitações:

Reforma Tributária: como a Nota Fiscal Eletrônica será impactada a partir de 2026

As mudanças na Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e em outros documentos fiscais digitais serão um