2010/24 – Melhorias na geração do arquivo SPED Contábil

Melhoria 1
Empresas que são tributadas pelo Lucro Real e utilizam balancete de suspensão/redução mensal precisam demonstrar para a Receita Federal do Brasil a comprovação do resultado apurado. O balancete utilizado para suspender ou reduzir o imposto deverá ser transcrito no Livro Diário (art. 12, § 5º, da IN SRF 93/97).

Para suprir essa necessidade e facilitar aos usuários a geração desta demonstração complementar que deverá ser adicionada ao arquivo SPED, foi implementada opção para gerar os balancetes no formato RTF.

Na opção 4.1-S, na seleção das demonstrações complementares a serem enviadas com o arquivo SPED, foi disponibilizada opção para geração de balancetes mensais, trimestrais ou anuais.

A periodicidade dos balancetes observará configuração do cadastro da empresa (1.2-A), botão dados adicionais, campo “período apuração resultado”.

Melhoria 2
Até a versão 9.20 do SIGER®, o sistema permitia gerar o arquivo SPED do mês 12 (dezembro), sem que o exercício estivesse encerrado. Isto acarretava inconsistências na validação do arquivo no programa validador do SPED, impedindo sua transmissão.

Buscando o contínuo aperfeiçoamento do sistema, garantindo uma maior agilidade e segurança nas rotinas, foi efetuada melhoria na rotina de geração do arquivo SPED (opção 5.1-S).
A partir da versão 9.30 na rotina de geração do arquivo, quando indicado pelo usuário para gerar do mês 12, o sistema passou a testar se existe nos movimentos contábeis do ano em questão o lote de encerramento do exercício.

Quando houver tentativa de gerar o arquivo do mês 12 sem que o exercício contábil esteja encerrado, será exibida seguinte mensagem:
—————————
SIGER – Atenção
—————————
Não foi realizado o encerramento do exercício para o ano de 2009!
—————————
OK
—————————
O arquivo não será gerado e o usuário deverá efetuar os procedimentos de encerramento do exercício, retornando posteriormente para geração do arquivo SPED.

Melhoria 3
Código HASH
Quando a empresa utilizar o Diário e Razão auxiliar de clientes/fornecedores e possuir o módulo financeiro, os seguintes arquivos deverão ser gerados:
A – Livro Diário Auxiliar
Diário auxiliar de clientes
Diário auxiliar de fornecedores

Z – Razão Auxiliar
Razão auxiliar de clientes
Razão auxiliar de fornecedores

Estes arquivos auxiliares/complementares (A-Diário Auxiliar e Z-Razão Auxiliar), deverão ser gerados no SIGER no módulo financeiro (menu 5.5-S) e importados no SPED antes da geração do livro R-Diário com Escrituração Resumida do módulo contábil.

Motivo: Na geração do arquivo “R-Diário com Escrituração Resumida” no módulo contábil, deverá ser informado o código que é chamado de HASH, que é gerado no próprio SPED na importação dos arquivos auxiliares “A-Diário Auxiliar” e “Z-Razão Auxiliar”.

Levando em consideração essa necessidade e visando facilitar aos usuários a forma de transcrever o código HASH do SPED para o SIGER®, foi criada a possibilidade de apenas copiar do programa validador do SPED e colar no SIGER®.

Como extrair o código HASH dos arquivos auxiliares no validador SPED :

Após a importação de cada um dos quatro arquivos (diário auxiliar de clientes e fornecedores e razão auxiliar de clientes e fornecedores) no SPED, deverá ser acessada a seguinte opção no validador:

– Arquivo > Escrituração contábil > Visualizar Escrituração

Selecionar a escrituração que deseja visualizar e clicar no OK.

Clicar na opção Dados Escrituração e selecionar o livro auxiliar (diário/razão – clientes/fornecedores) que será copiado o código HASH.
Selecionar o campo Identificação do arquivo, conforme exemplo abaixo e pressionar as teclas Ctrl + C (copiar).

Tendo copiado o código HASH no validador do SPED, acessar o SIGER ® na opção 5.1-S do módulo contábil, selecionar a opção “R-Diário com Escrituração Resumida”, clicar no botão “Livros auxiliares” e no campo “Código HASH” correspondente ao livro auxiliar (diário/razão – clientes/fornecedores), pressionar as teclas Ctrl + V (colar).

Inicialmente o código HASH copiado, ficaria desta maneira:

Conforme o exemplo da cópia de tela acima, ao pressionar “enter” após colar o código HASH no campo adequado, ele será ajustado pelo sistema, ficando desta maneira:

A melhoria desenvolvida no sistema foi com intuito de tornar possível o procedimento de copiar o código HASH no validador SPED e colar no SIGER®, ajustando na saída do próprio campo os dados do código, removendo todos caracteres, palavras, pontos, hífen e dígito não utilizados, restando apenas os 40 números/letras que compõem o código e que devem ser vinculados na geração do arquivo SPED contábil, evitando que os usuários tivessem de editar/ajustar manualmente este código.

Observação: Esta rotina deverá ser repetida para cada um dos demais livros auxiliares, pois para cada arquivo auxiliar importado no SPED será gerado um código HASH correspondente.