Blog

Acompanhe nossos conteúdos, novidades e insights sobre tecnologia, gestão e inovação.

2010/24 – Melhorias na geração do arquivo SPED Contábil

Melhoria 1 Empresas que são tributadas pelo Lucro Real e utilizam balancete de suspensão/redução mensal precisam demonstrar para a Receita Federal do Brasil a comprovação do resultado apurado. O balancete utilizado para suspender ou reduzir o imposto deverá ser transcrito no Livro Diário (art. 12, § 5º, da IN SRF [...]

Melhoria 1
Empresas que são tributadas pelo Lucro Real e utilizam balancete de suspensão/redução mensal precisam demonstrar para a Receita Federal do Brasil a comprovação do resultado apurado. O balancete utilizado para suspender ou reduzir o imposto deverá ser transcrito no Livro Diário (art. 12, § 5º, da IN SRF 93/97).

Para suprir essa necessidade e facilitar aos usuários a geração desta demonstração complementar que deverá ser adicionada ao arquivo SPED, foi implementada opção para gerar os balancetes no formato RTF.

Na opção 4.1-S, na seleção das demonstrações complementares a serem enviadas com o arquivo SPED, foi disponibilizada opção para geração de balancetes mensais, trimestrais ou anuais.

A periodicidade dos balancetes observará configuração do cadastro da empresa (1.2-A), botão dados adicionais, campo “período apuração resultado”.

Melhoria 2
Até a versão 9.20 do SIGER®, o sistema permitia gerar o arquivo SPED do mês 12 (dezembro), sem que o exercício estivesse encerrado. Isto acarretava inconsistências na validação do arquivo no programa validador do SPED, impedindo sua transmissão.

Buscando o contínuo aperfeiçoamento do sistema, garantindo uma maior agilidade e segurança nas rotinas, foi efetuada melhoria na rotina de geração do arquivo SPED (opção 5.1-S).
A partir da versão 9.30 na rotina de geração do arquivo, quando indicado pelo usuário para gerar do mês 12, o sistema passou a testar se existe nos movimentos contábeis do ano em questão o lote de encerramento do exercício.

Quando houver tentativa de gerar o arquivo do mês 12 sem que o exercício contábil esteja encerrado, será exibida seguinte mensagem:
—————————
SIGER – Atenção
—————————
Não foi realizado o encerramento do exercício para o ano de 2009!
—————————
OK
—————————
O arquivo não será gerado e o usuário deverá efetuar os procedimentos de encerramento do exercício, retornando posteriormente para geração do arquivo SPED.

Melhoria 3
Código HASH
Quando a empresa utilizar o Diário e Razão auxiliar de clientes/fornecedores e possuir o módulo financeiro, os seguintes arquivos deverão ser gerados:
A – Livro Diário Auxiliar
Diário auxiliar de clientes
Diário auxiliar de fornecedores

Z – Razão Auxiliar
Razão auxiliar de clientes
Razão auxiliar de fornecedores

Estes arquivos auxiliares/complementares (A-Diário Auxiliar e Z-Razão Auxiliar), deverão ser gerados no SIGER no módulo financeiro (menu 5.5-S) e importados no SPED antes da geração do livro R-Diário com Escrituração Resumida do módulo contábil.

Motivo: Na geração do arquivo “R-Diário com Escrituração Resumida” no módulo contábil, deverá ser informado o código que é chamado de HASH, que é gerado no próprio SPED na importação dos arquivos auxiliares “A-Diário Auxiliar” e “Z-Razão Auxiliar”.

Levando em consideração essa necessidade e visando facilitar aos usuários a forma de transcrever o código HASH do SPED para o SIGER®, foi criada a possibilidade de apenas copiar do programa validador do SPED e colar no SIGER®.

Como extrair o código HASH dos arquivos auxiliares no validador SPED :

Após a importação de cada um dos quatro arquivos (diário auxiliar de clientes e fornecedores e razão auxiliar de clientes e fornecedores) no SPED, deverá ser acessada a seguinte opção no validador:

– Arquivo > Escrituração contábil > Visualizar Escrituração

Selecionar a escrituração que deseja visualizar e clicar no OK.

Clicar na opção Dados Escrituração e selecionar o livro auxiliar (diário/razão – clientes/fornecedores) que será copiado o código HASH.
Selecionar o campo Identificação do arquivo, conforme exemplo abaixo e pressionar as teclas Ctrl + C (copiar).

Tendo copiado o código HASH no validador do SPED, acessar o SIGER ® na opção 5.1-S do módulo contábil, selecionar a opção “R-Diário com Escrituração Resumida”, clicar no botão “Livros auxiliares” e no campo “Código HASH” correspondente ao livro auxiliar (diário/razão – clientes/fornecedores), pressionar as teclas Ctrl + V (colar).

Inicialmente o código HASH copiado, ficaria desta maneira:

Conforme o exemplo da cópia de tela acima, ao pressionar “enter” após colar o código HASH no campo adequado, ele será ajustado pelo sistema, ficando desta maneira:

A melhoria desenvolvida no sistema foi com intuito de tornar possível o procedimento de copiar o código HASH no validador SPED e colar no SIGER®, ajustando na saída do próprio campo os dados do código, removendo todos caracteres, palavras, pontos, hífen e dígito não utilizados, restando apenas os 40 números/letras que compõem o código e que devem ser vinculados na geração do arquivo SPED contábil, evitando que os usuários tivessem de editar/ajustar manualmente este código.

Observação: Esta rotina deverá ser repetida para cada um dos demais livros auxiliares, pois para cada arquivo auxiliar importado no SPED será gerado um código HASH correspondente.

Posts relacionados

Importação de pedido automaticamente após a venda do PDV 

Com o objetivo de tornar o uso diário do PDV mais ágil e dinâmico, foi criado

Novo recurso no grid: Filtro de cores

Com o objetivo de tornar a visualização das informações mais clara e eficiente, foi implementado

Diagnóstico de Serviços do SIGER®

Agora o SIGER® conta com uma opção para diagnosticar o estado de seus principais serviços e funções. Conceito Depois