Blog

Acompanhe nossos conteúdos, novidades e insights sobre tecnologia, gestão e inovação.

2012/24 – SPED FISCAL – Sua empresa precisa entregar?

Foi publicado o texto da Instrução Normativa RE N° 094/11, que trouxe significativas modificações quanto a este assunto. Os critérios para determinar a obrigação de utilizar a EFD, com fatos geradores a partir de 1º de janeiro de 2012, em substituição aos livros em papel, passam a ser os seguintes: [...]

Foi publicado o texto da Instrução Normativa RE N° 094/11, que trouxe significativas modificações quanto a este assunto.

Os critérios para determinar a obrigação de utilizar a EFD, com fatos geradores a partir de 1º de janeiro de 2012, em substituição aos livros em papel, passam a ser os seguintes:

Os anteriormente obrigados (Protocolo ICMS 77/08); e

Todos os contribuintes enquadrados na categoria geral cuja soma do faturamento de todos os estabelecimentos inscritos no Estado, no ano de 2010, tenha sido superior a R$ 3.600.000,00 (exceto faturamento na competência dos Municípios).

São exceções à regra acima:

a. os contribuintes cuja totalidade dos estabelecimentos possua exclusivamente CAEs iniciados por 9, exceto empresas listadas como integrantes dos Grupos Setoriais de Fiscalização Comunicação e Energia Elétrica.

b. os estabelecimentos que possuam apenas CAEs listados no Apêndice XXIX da IN DRP n°045/98 (dispensados GIA mod B e SINTEGRA), CAE 328332200 ou 422019000.

Verifique se sua empresa está obrigada a entrega do SPED Fiscal, pois de acordo com a IN nº 094/11, item 3.4.2 excepcionalmente, o contribuinte cuja obrigatoriedade de utilização da EFD iniciasse em 1º de janeiro de 2012 poderá optar por entregar os arquivos referentes aos meses de janeiro a junho de 2012 até 16 de julho de 2012.

Quais os requisitos básicos no SIGER® para realizar a entrega do SPED Fiscal?

Efetuar lançamento das notas fiscais informando código de produto;

Caso possua ECF – Emissor de cupom fiscal, terá que lançar além da redução Z, os cupons fiscais que compõem essa redução;

Gerar as apurações de ICMS (Menu: 2.4.G) e IPI (Menu: 2.5.G);

Caso tenha efetuado operações de venda com ST para outras UF´s, mesmo não tendo Inscrição Estadual de ST para estas UF´s, precisa ter o apuração de ICMS dos demais Estados gravada no sistema;

Apurar o registro de inventário realizado em 31 de dezembro de cada exercício, ou nas demais datas estabelecidas pela legislação fiscal ou comercial.

Posts relacionados

Um novo Módulo de Gestão de Cardápios

Você sabia que o SIGER® possui um módulo de Gestão de Cardápios? Esse módulo, que

Novidades na Seleção Padrão do ERP SIGER®

A rotina de Seleção Padrão do ERP SIGER® recebeu várias melhorias de usabilidade na versão 25.20a, atual Beta.

Pendências bancárias de comunicação online

Com o crescimento da aderência às cobranças online, surgiram novas necessidades no uso desta rotina.