Alertamos novamente sobre problemas relacionados a vírus e perda de dados, reforçando o aviso realizado em Abril/2014 – Para acessar esse informativo clique AQUI.
Clientes continuam tendo problema com sequestro de dados, principalmente em máquinas com Windows Server 2003 e Windows Server 2008, o vírus é introduzido por uma vulnerabilidade do Windows e como resultado criptografa vários tipos de arquivos, impossibilitando o uso dos mesmos.
O tipo de vírus que criptografa os arquivos (sequestro de dados) se chama Ransomware.
Para saber mais sobre esse vírus visite os seguintes links:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ransomware
http://www.trendmicro.com/vinfo/us/security/definition/ransomware
Recentemente a TREND MICRO lançou uma ferramenta para remover o vírus das máquinas e fechar a vulnerabilidade das máquinas, deve-se usá-lo em todas as máquinas da rede e você pode baixa-lo no link a seguir:
http://esupport.trendmicro.com/en-us/home/pages/technical-support/1096206.aspx
IMPORTANTE: Essa ferramenta remove o vírus, mas não consegue recuperar os arquivos já criptografados.
A única alternativa é a volta do BACKUP.
Confira 5 práticas recomendadas para a realização de backups e proteger a sua empresa
1) Defina a estratégia de backup/restauração e faça testes
Com uma estratégia bem definida a recuperação dos dados será rápida e eficaz.
2) Defina os responsáveis e capacite os mesmos
De acordo com o nível de segurança necessário para as informações, defina os responsáveis pela realização e restauração do backup, atribua acesso às informações e capacite os mesmos para realização dos processos.
3) Faça backup de todos os dados importantes para a empresa, do ERP SIGER®, arquivos, e-mails e demais sistemas.
A periodicidade do backup pode ser planejada conforme a demanda de atualização das informações, podendo ser diários, semanais, mensais, etc.
4) Faça cópias em diferentes mídias
Mantenha cópias das informações em diferentes mídias e locais. Guarde pelo menos uma cópia em ambiente seguro. As mídias podem ser pendrives, HDs externos, servidores em outros locais ou na nuvem, DVDs, etc.
5) Execute testes de restaurações
Periodicamente faça tentativas de restauração para verificar se os arquivos foram copiados da forma correta e descobrir possíveis problemas de hardware.
DICA: no ERP SIGER®, existe um recurso que auxilia você na realização do backup, basta acessar o menu 94A – BACKUP DA BASE DE DADOS.