Blog

Acompanhe nossos conteúdos, novidades e insights sobre tecnologia, gestão e inovação.

2015/20 – Obrigatoriedade do Código de Enquadramento Legal do IPI (NT 2015.002)

A partir de 23/11/2015, o ERP SIGER® passa a obrigar que seja informado o Código de Enquadramento Legal do IPI, quando a CST utilizada for Imune, Suspensa ou Isenta. Através da NT 2015.002, a SEFAZ passa a validar o Código de Enquadramento Legal do IPI, rejeitando a emissão das notas [...]

A partir de 23/11/2015, o ERP SIGER® passa a obrigar que seja informado o Código de Enquadramento Legal do IPI, quando a CST utilizada for Imune, Suspensa ou Isenta.

Através da NT 2015.002, a SEFAZ passa a validar o Código de Enquadramento Legal do IPI, rejeitando a emissão das notas a partir de 01/12/2015. Para evitar esta rejeição é necessário se adequar antes do prazo.

Este código serve como uma espécie de justificativa sobre o motivo da imunidade, suspensão ou isenção do IPI. Dentro do ERP SIGER® foi disponibilizada uma tabela com todos os códigos indicados pela Sefaz. É necessário que sua assessoria fiscal lhe indique qual é o código adequado para seus produtos e operações.

Sabendo que código utilizar, poderá informa-lo dentro do item do pedido ou na CFOP. A partir da versão 15.20 do ERP SIGER®, existe ainda a possibilidade de indicar este código dentro do cadastro do produto.

Obs: Empresas enquadradas no Simples Nacional não precisam informar este código, pois suas vendas não possuem incidência de IPI. Neste caso, o SIGER® irá informar o código 999, conforme previsto na Nota Técnica.

 

NO PEDIDO

Dentro do item do pedido, no botão “Inf.Fiscais”, foi disponibilizado um novo campo. Através da tecla de atalho F7 é possível ver os códigos disponíveis para enquadramento do IPI.

Clique para ampliar!

Clique para ampliar!

 

NA CFOP

Na tabela genérica, menu 1-3-A, tabela 10-Naturezas de operação ICMS/IPI, é possível definir o Código de Enquadramento Legal do IPI padrão para as opções Imune, Isenta ou Suspensa.

 

NO PRODUTO (A PARTIR DA VERSÃO 15.20 DO ERP SIGER®)

Dentro do cadastro do produto, menu 1-6-A, botão “Inf.Fiscais”, é possível definir o Código de Enquadramento Legal do IPI.

A tabela pode ser acessada através da tecla de atalho F7 em todos os campos referente ao Código de Enquadramento Legal do IPI. Fora do ERP SIGER® a tabela poderá ser consultada na NT 2015.002, Anexo XIV – Código de Enquadramento Legal do IPI, clique aqui para acessar.

Posts relacionados

Novas formas de pagamento na liquidação da Frente de Caixa 

Na liquidação de documentos da Frente de Caixa passa a ser possível utilizar formas de

Emissão de carta de vencimento via Rech Messenger

Trouxemos uma implementação importante para o processo de envio de cobrança para clientes: agora o

Manutenção Simplificada de Formulações/Estruturas

Buscando facilitar a manutenção de formulações, a partir da versão 25.10g do ERP SIGER® está