A partir de agora o ERP SIGER® passa a disponibilizar a opção para importar automaticamente os documentos (NF-e, NFC-e e CT-e) baixados via Web Service de escritórios contábeis. A necessidade de automatizar e agilizar o processo de importação dos XML’s busca suprir a crescente demanda dos escritórios contábeis em fazer o lançamento de notas de seus clientes, o que acabava levando horas ou até dias para ser feito.
Com a implementação desse recurso, passa ser possível realizar o download e importação das NF-es, NFC-es e CT-es sem necessidade de acompanhamento do usuário. Além disso, esta funcionalidade pode ser executada para todos clientes do escritório (múltiplas empresas), e isso possibilita que a rotina seja rodada a partir de uma tarefa agendada fora do horário de expediente, necessitando apenas a conferência do log de processamento ao final.
Para utilizar o novo recurso, deve-se configurar nos parâmetros empresa LFI 1.2-A, no botão “Lançamento NF”, no botão “Importação NF-e/CT-e” o indicador se a empresa deve importar os XML’s baixados via Web Service de escritórios contábeis.
Na opção para realizar o download de XML’s a partir do Web Service LFI 5.3-W, foi disponibilizado um botão para acessar a configuração da importação automática dos documentos baixados.
A seleção é semelhante à já utilizada na importação em lote (LFI 5.3-N), tendo algumas mudanças que estão detalhadas abaixo:
Campo ‘Importa XMLs baixados’: trata-se do mesmo campo criado nos parâmetros dos livros e sempre que a opção de download for acessada o mesmo será carregado com a opção definida nos parâmetros. Criado para permitir que o usuário possa definir no momento do download alguma opção diferente da parametrizada, sendo esta definição válida somente para esta execução da rotina.
Campo ‘Seleção utilizada na importação’: esse campo permitirá ao usuário definir se deseja utilizar uma seleção específica para a empresa ou uma seleção genérica que é compartilhada entre todas as empresas que tiverem a opção genérica selecionada, sendo essa a opção padrão para o campo. É importante lembrar que na opção por empresa, qualquer alteração realizada nesta seleção não vai interferir nas seleções das demais empresas, já na seleção genérica, qualquer alteração realizada será diretamente refletida em todas as demais empresas que mantém a opção selecionada.
Campos ‘Atualizar dados cadastrais’: caso o download de XMLs via Web Service esteja configurado para separar os XML em subdiretórios por tipo de nota (entrada/saída), acessado pelo menu LFI 5.3-W, campo “Nome do subdiretório”, opção “4-Sigla/Per.emissão/Tipo”. Fica disponível a opção de tratar diferentemente a atualização de cadastros de movimentos de saída e movimentos de entrada. Nas demais opções de criação de subdiretórios será aceito somente um tipo de atualização de dados cadastrais que será válido tanto para entrada, quanto saídas.
Campos de ações para tratamento de contas contábeis: criadas somente as opções para criar e associar automaticamente ou não criar nem associar, as opções para selecionar a ação durante a importação não foram criadas pois exigiriam a interação do usuário com a rotina durante a importação.
Campo ‘Tratamento de novo cadastro do exterior’: criada apenas opções para utilizar cadastro genérico ou não importar, as demais opções exigiriam interação com usuário durante a importação.
Ao finalizar o processo de importação, um relatório com os possíveis erros e advertências será exibido (se estiver rodando através de tarefa agendada o mesmo será enviado para o e-mail configurado na rotina de download de XMLs).