2009/21 – Validação das Inscrições Estaduais

Seguido nos deparamos com situações de clientes que nos relatam terem efetuado vendas ou até compras, de mercadorias e produtos, de empresas que estão com suas inscrições estaduais baixadas na Secretaria da Fazenda.

Esta ocorrência pode trazer algum incômodo junto a Fiscalização do Estado, pois em muitos casos o problema acaba sendo percebido somente após ter sido enviado o arquivo SINTEGRA, o qual retorna rejeitado.
Muitos não possuem o tempo necessário para efetuarem a consulta individual de cada inscrição estadual, no site do Sintegra ou de cada Secretaria da Fazenda, para identificar se as empresas estão devidamente ativas.

Para minimizar os efeitos causados por esta situação, a Rech Informática criou uma opção no sistema SIGER que auxilia na identificação das empresas que, por algum motivo, possam estar com sua Inscrição Estadual baixada junto a Secretaria da Fazenda Estadual.

Procedimento para utilização:
Acessar a opção “1-Cadastros”, “1 – Parâmetros”, “P – Parâmetros do sistema”, clicar no botão “Cadastro Clientes/Fornecedores”, marcar o campo “Integração c/ cad.de inscrições estaduais”, definir no campo “Nro.dias p/atualização Insc.Est.” de quantos em quantos dias o sistema irá baixar os arquivos com as Inscrições Estaduais atualizadas.

Após fazer esta configuração será habilitado, nesta mesma tela, um botão chamado “Inscrições Estaduais” no qual poderão ser definidos quais Estados serão baixados os arquivos automaticamente, dentre os Estados que disponibilizam estas informações.

Após salvar as configurações, automaticamente o sistema exibirá um ícone no canto inferior direito do seu monitor indicando que esta fazendo a atualização.

Nesta primeira fase de baixa dos arquivos deverá ser aguardado o término da atualização para a sua utilização. Já nos próximos dias configurados para serem feitas às atualizações, o sistema será ativado automaticamente após o primeiro usuário, que estiver conectado a Internet, utilizar um cadastro de cliente ou fornecedor, podendo acessar o sistema normalmente enquanto os arquivos estão sendo baixados.

2-Na alteração dos cadastros de clientes e fornecedores já cadastrados.
2.1- Ao sair do campo Inscrição Estadual, caso encontre uma Inscrição baixada ou que não corresponda ao CNPJ informado, o sistema exibirá mensagem indicando a sua situação e se existe uma outra inscrição ativa para este cadastro.

3-Opção “1-Cadastros”, “5-Clientes/Fornecedores”, “Y-Consiste Insc. Estaduais”.
3.1-Sistema fará a verificação de todos os cadastros de clientes e fornecedores, e emitirá um relatório de inconsistências indicando os cadastros com problemas.

4-Opção “5-Rot.Especiais”, “4-Gera Doc.Fiscais/SINTEGRA”, “G-Gera Arquivo SINTEGRA” do modulo de Livros Fiscais.
4.1-Ao fazer a geração do arquivo SINTEGRA, caso o sistema encontre alguma inconsistência referente à situação das Inscrições Estaduais, o mesmo não permitirá a sua conclusão, indicando quais cadastros estão com problemas, para que possam ser corrigidos.

5-Opção “2-Movtos”, “1-Manutenção de pedidos”, “I-Inclusão de pedidos” e “2-Movtos”, 3-Notas/Duplicatas/Triplicat”, “N-Notas” ou “I-Inclusão c/Emissão Notas” do modulo de Faturamento.
5.1-Para que o sistema faça este teste na emissão de pedidos ou na emissão das notas fiscais, deverá ser ativada a opção de bloqueios no cadastro da empresa no modulo de Faturamento. Acessar a Opção “1-Cadastros”, “2-Empresas”, “A-Alteração de empresas”, Botão “Bloqueios”, Botão “Bloqueios 3”, marcar o campo “Inscrição Estadual inconsistente” e definir os locais em que o sistema pedirá senha para autorizar a emissão mesmo com o cadastro irregular.