2009/26 – Liberação da Geração DIPJ 2009 – Versão 2.0

Comunicamos à todos clientes que utilizam o Módulo de Livros Fiscais, que foi feita adequação no SIGER®, para geração do arquivo da DIPJ 2009 no formato da nova versão 2.0 disponibilizada pela Receita Federal.

Essa adequação foi disponibilizada no SIGER® no dia 25 de Agosto de 2009 às 18:00, portanto os usuários devem atualizar o sistema para receber essa nova versão após essa data/ hora, caso ainda não tenham atualizado.

IMPORTANTE:

GERAÇÃO DA DIPJ 2008 VERSÃO 2.0 NOS LIVROS FISCAIS

Para efetuar a geração do arquivo da DIPJ 2009 no Módulo de Livros Fiscais, acesse a opção de menu:

5 – Rotinas Especiais, 9 – Gera Declaração Informações PJ, G – Geração da DIPJ, selecionar o tipo de lucro.

No campo “Gerar arquivo em” indique onde será salvo o arquivo, para posterior importação no programa da DIPJ 2008. Esta localização deve ser definida pelo próprio usuário.

O campo “Código do Município” é de informação obrigatória. Se não souber o código do seu município, com o cursor posicionado neste campo tecle F7, para consultar/ pesquisar os códigos dos municípios do RS. Nesta mesma tela de importação, existem outras informações que deverão ser preenchidas e/ ou configuradas de acordo com a realidade de cada empresa.

Conforme destacado acima foram criados 04 (quatro) novos campos que devem ser selecionados pelo usuário caso a empresa se enquadre na situação:

Optante pelo RTT => marcar se a empresa é optante pelo Regime Tributário de Transição
Alíquota da CSLL de 15% => marcar se a empresa se enquadra nessa regra
Escrituração => indicar tipo de escrituração 0 – Não aplica; 1 – Livro Caixa ou 2 – Contábil
Reg. de Apuração das Receitas => indicar regime de apuração das receitas 0 – Não aplica; 1 – Caixa ou 2 – Competência

Confirmando no Sim o sistema exibirá mensagem informando o local, nome do arquivo e as fichas que foram geradas :

No programa da DIPJ, o usuário deverá acessar o menu: Declaração – Importar. Localizando o arquivo gerado pelo SIGER salvo na pasta informada no momento da geração.

Selecionando o arquivo a ser importado, pressionar OK.