Essa implementação foi disponibilizada no SIGER® no dia 21 de Junho de 2010, portanto os usuários devem atualizar o sistema para receber essa nova versão, caso ainda não tenham atualizado.
Com essa implementação no SIGER®, será possível no módulo contábil, através da opção 4.1-S, selecionar e gerar as demonstrações/informações complementares no formato RTF para envio no arquivo SPED.
Nesta tela será possível selecionar as demonstrações/informações que deverão ser geradas no arquivo RTF, definindo a ordem com que devem constar dentro do arquivo.
Indicar o período correspondente as demonstrações e do arquivo SPED.
Na tela de configuração de impressão, deverá ficar selecionada a opção:
Ao avançar na tela anterior, será gerado o arquivo RTF.
IMPORTANTE que o usuário memorize/anote a localização e o nome do arquivo que foi gerado, para posterior indicação na geração do arquivo SPED (opção 5.1-S).
Finalizados os procedimentos de geração do arquivo RTF acima expostos, posteriormente, quando for acessada a opção 5.1-S, para geração do arquivo SPED, no campo abaixo destacado deverá ser informada a localização e o nome do arquivo RTF com as demonstrações/informações complementares (gerado na opção 4.1-S).
OBSERVAÇÃO: Para a correta utilização dessa implementação, os usuários deverão ter elaborado anteriormente as demonstrações que desejarão gerar no arquivo RTF. As configurações e a manutenção das demonstrações contábeis – DMPL, DLPA, DOAR, DFV, DVA, notas explicativas, parecer auditores independentes ou termo de aprovação de contas deverão ter sido realizadas, nas opções de menu correspondentes, tendo sido visualizadas e/ou listadas na opção OFICIAL.