Atendendo a diversas sugestões, foi desenvolvida melhoria no cancelamento de pagamento de documentos, para facilitar e agilizar ainda mais as rotinas diárias dos usuários do módulo financeiro. Esta melhoria foi disponibilizada a partir da versão 9.30 do SIGER®.
Temos relatos que frequentemente ocorria a seguinte situação: tendo feito várias liquidações parciais em um determinado documento, e uma das parcelas havia sido erroneamente liquidada, o sistema não permitia cancelar o pagamento desta parcela intermediária. Era preciso cancelar o pagamento de todas as parcelas posteriores, até chegar na parcela intermediária que se desejava ajustar.
Com esta implementação, será possível o cancelamento de pagamento de uma parcela do documento, quando já houverem parcelas posteriormente liquidadas, estando o documento completamente ou parcialmente liquidado.
Como funcionará essa melhoria?
No módulo financeiro, na opção 2.2-N, passa a permitir selecionar a parcela que deseja efetuar o cancelamento do pagamento.
– A cada pagamento parcial de um documento, o sistema cria automaticamente uma parcela liquidada.
– A parcela “zero” será sempre a última a ser paga, pois é o pagamento do saldo em aberto do documento. É necessário que ela esteja em aberto para cancelar algum dos pagamentos parciais, para que o valor da parcela cancelada possa ser somado ao saldo em aberto do documento.
Contemplando duas situações, vamos exemplificar esse procedimento com os seguintes dados => Nota fiscal nr. 1 do Cliente 1 – Rech Informática Ltda. Valor R$ 1.000,00. Data 01/11/2010.
1) Quando o documento estiver parcialmente liquidado:
– Quando houver saldo em aberto do documento, bastará selecionar a parcela que se deseja cancelar o pagamento e o valor dela será somado ao saldo remanescente do documento.
Exemplo:
Foram efetuados três pagamentos parciais neste documento
Parcela 1 – 200,00 – Data pagamento 01/11/2010
Parcela 2 – 300,00 – Data pagamento 05/11/2010
Parcela 3 – 400,00 – Data pagamento 10/11/2010
Parcela “zero” em aberto – 100,00
Efetuaremos o cancelamento do pagamento da parcela 2.
Com o cancelamento do pagamento da parcela 2, o valor dela de R$ 300,00 foi somado ao valor da parcela “zero” (100,00) que estava em aberto.
2) Quando o documento estiver totalmente liquidado:
Exemplo:
Foram efetuados três pagamentos parciais nesse documento e liquidado o saldo (parcela “zero”)
Parcela 1 – 200,00 – Data pagamento 01/11/2010
Parcela 2 – 300,00 – Data pagamento 05/11/2010
Parcela 3 – 400,00 – Data pagamento 10/11/2010
Parcela “zero” – 100,00 – Data pagamento 18/11/2010
Tentaremos realizar o cancelamento do pagamento da parcela 2.
– Ao clicar no “Sim” será cancelado o pagamento da parcela “zero”.
Deverá ser acessada novamente a opção de cancelamento de pagamento de documento, sendo possível então selecionar a parcela (intermediária) desejada, no caso a parcela 2.