2012/29 – Problemas na NFS-e de São Leopoldo/RS

Prezados clientes emitentes de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) em São Leopoldo.

Desde fevereiro, quando começamos a disponibilizar a emissão de NFS-e de São Leopoldo a partir do SIGER®, temos encontrado diversas situações de instabilidade e de erros no WebService e no site disponibilizado pela prefeitura.

Tais erros dificultam e, muitas vezes, até impedem a emissão de NFS-e, ainda hoje.

A cada situação identificada junto aos nossos clientes, tentamos tratar rapidamente a questão, em tudo que esteve em nosso alcance, mesmo não sendo de nossa responsabilidade os erros.

Realizamos diversos contatos com a prefeitura e com a empresa que presta o serviço para a prefeitura a fim de apontar os defeitos e solicitar a reparação.

No início, não estávamos sendo atendidos e depois pouco foi feito para solucionar os problemas rapidamente. Quase sempre foi apontada a correção como algo a ser feito em uma versão futura.

Muitas vezes, em função do problema persistir, nos obrigamos a desenvolver adequações no SIGER® para tratar os erros do site da prefeitura de forma que tivessem um impacto menor no processo de nossos clientes.

Tomamos conhecimento de que há depoimentos de diversas outras empresas que passam pelas mesmas dificuldades em São Leopoldo.

Além da própria Prefeitura Municipal, as seguintes entidades receberam alguns desses depoimentos:
– Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo (ACIS/SL);
– Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale dos Sinos (Sincontecsinos);
– Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Leopoldo.
Quem desejar, pode realizar contato para confirmar que realmente há problemas graves no site e no WebService, os quais influenciam diretamente o software de integração (o SIGER®, no nosso caso).
Entramos em contato com as duas primeiras (ACIS e Sincontecsinos), as quais confirmaram o fato.
Também temos à disposição de quem interessar o longo diálogo técnico com a empresa responsável no decorrer desses meses.

Veja ainda o artigo “Problemas nas notas fiscais obrigam Prefeitura trocar aplicativo”, da publicação do Jornal VS no dia 06/08/12, no link abaixo:
Fonte: http://www.jornalvs.com.br – Jornal VS

A expectativa é de que os problemas sejam sanados ou pelo menos diminuam neste novo sistema do WebService/site da prefeitura, previstos para setembro, conforme a publicação.