Para garantir que sua empresa esteja gerenciando o inventário de maneira eficiente e eficaz, otimizando o fluxo de caixa da empresa, atendendo às necessidades dos clientes e maximizando os resultados, você deve buscar atingir a taxa ideal de rotatividade de estoque.
O giro de estoque é uma medida do número de vezes que o estoque é vendido e substituído em um período de tempo. O período de tempo normalmente é de um ano, mas pode ser mais curto. Em todos os setores de negócios e em todo o mundo, o giro de estoque pode ser chamado de nomes ligeiramente diferentes e pode ser calculado de maneiras diferentes. Por exemplo, dois métodos de cálculo são os seguintes:
Cálculo da taxa de rotatividade de estoque
- Vendas divididas por estoque
- Custo dos Produtos Vendidos dividido pelo Inventário Médio
Você pode preferir um ou outro, dependendo do seu modelo de negócios. Qualquer um que você escolha, no entanto, é vital que o mesmo método de cálculo seja aplicado de forma consistente, portanto, a análise de tendências é significativa.
O primeiro método é geralmente usado a partir de uma perspectiva de análise comparativa externa. Pode ser distorcida pelo valor de vendas flutuante, que na verdade não teve implicações reais no movimento real do estoque. O segundo método de cálculo é considerado mais razoável, porque usa o custo real dos bens e também diminui as potenciais flutuações sazonais.
Normalmente, uma empresa deve comparar suas taxas de rotatividade de estoques com as médias do setor e procurar melhorá-las. No entanto, para pequenas e médias empresas exclusivas, a verificação de padrões comparáveis do setor pode ser difícil e, portanto, a empresa precisa olhar internamente para suas próprias tendências, reconhecendo as possíveis flutuações sazonais e o tipo de grupo de inventário sob o microscópio.
Uma empresa que vende bens de consumo como alimentos perecíveis, teria um volume de negócios de inventário consideravelmente mais alto que uma empresa que vende, por exemplo, eletrodomésticos. Levando isso um passo adiante, um giro de estoque menor do que o desejável indica vendas baixas em relação ao estoque alto, indicando que o caixa está amarrado no estoque, representando uma oportunidade perdida que poderia ser usada em outro lugar para expandir o negócio. Além disso, se os preços de venda caíssem, o negócio poderia se encontrar com ações supervalorizadas em relação ao que o mercado está preparado para pagar.
As empresas podem implementar várias estratégias para melhorar sua taxa de rotatividade de estoque:
1. Aumentar a demanda de estoque por meio de uma campanha de marketing direcionada, bem projetada e adequada ao custo. Isso deve resultar em um aumento nas vendas e no movimento do estoque. O retorno sobre o investimento (ROI) da campanha de marketing também deve ser monitorado juntamente com a taxa de rotatividade do estoque.
2. Revise a estratégia de precificação e analise o que levará a um aumento geral no valor de vendas. Psicologia de preços é uma ciência complexa; simplesmente reduzir os preços pode não levar a um aumento no volume de vendas. Em vez disso, você pode explorar várias estratégias de precificação: premium, descontos, entrega sazonal, oferecendo diferentes níveis de preços para diferentes clientes, incluindo bônus ou valor agregado, e o sempre popular jogo com o centavos (como 99 centavos versus 50 centavos).
3. Revise regularmente os preços de compra com os fornecedores e solicite descontos ao solicitar uma cotação ou fazer pedidos. Explore todas as opções disponíveis para minimizar os preços, como descontos em compras a granel, frete pré-pago, opções de crédito estendido e brindes associados.
4. Defina grupos de inventários de uma maneira que seja útil para sua empresa, para que você esteja em melhor posição para analisar, entender e reagir ao inventário que teoricamente deveria se comportar de maneira semelhante. A maioria dos comerciantes de vinho definiria seu estoque como vermelho e branco, mas pode-se dar um passo adiante e defini-los como merlot, cabernet sauvignon e assim por diante. De outra perspectiva, o comerciante de vinhos pode usar o país de origem (França, Espanha, Argentina e assim por diante), a idade do vinho, ou talvez até o volume do vinho. Fatores como agitação política, clima, flutuações cambiais e até mesmo eventos culturais (como um Festival de Vinhos na região) podem explicar o preço, a disponibilidade e o comportamento de vendas de diferentes grupos e ajudar o comerciante de vinhos a supervisionar o gerenciamento de estoque.
5. Use agrupamento e relatórios de inventário atualizados para entender o que está vendendo bem e gerando lucro.
6. Otimize a cadeia de suprimentos comprando quantidades menores com mais frequência.
7. Melhore a precisão das previsões, agrupando o inventário, monitorando as tendências, mantendo-se ciente do clima macroeconômico, envolvendo a equipe experiente e usando informações para análise e tomada de decisão.
8. Incentivar os clientes a reservar o estoque, porque isso ajuda a empresa a planejar as compras de estoque , movimenta o estoque através do negócio rapidamente e aumenta o fluxo de caixa.
9. Revise e elimine o estoque estagnado para evitar que ele simplesmente se deteriore ou ocupe um valioso espaço no armazém.
A utilização de um Sistema de Gestão ERP que fornece dados de inventário em tempo real e a definição e monitoramento de uma meta de giro de estoques realística garante o gerenciamento de estoque eficiente e eficaz, uso otimizado de caixa, maximiza lucros e mantém os clientes satisfeitos.