Sua empresa está crescendo? Não perca o controle da gestão!

Confira os desafios de um negócio em crescimento e como superá-los

Empresas em crescimento enfrentam uma série de desafios. À medida que um negócio cresce, problemas e oportunidades diferentes demandam soluções diferentes – o que funcionou há um ano pode não ser a melhor abordagem. Frequentemente, os erros, que poderiam ter sido evitados, impedem a consolidação de um grande negócio.

Reconhecer e superar as armadilhas comuns associadas ao crescimento é essencial para que seu negócio continue a crescer e prosperar. Você precisa garantir que as decisões que você toma hoje não criem problemas adicionais para o futuro. Uma liderança eficaz irá ajudá-lo a aproveitar ao máximo as oportunidades, criando crescimento sustentável.

Este artigo destaca os riscos e erros mais comuns que afetam as empresas em crescimento e descreve como você poderá superá-los.

1 – Acompanhar o mercado

As variáveis do mercado mudam constantemente, então acompanhar e analisar o mercado deve ser uma prática constante. Caso contrário, você corre o risco de tomar decisões de negócios com base em informações desatualizadas, o que pode levar a decisões equivocadas.

Quanto mais você tiver sucesso, mais seus concorrentes notam – e reagem – ao que você está fazendo. Uma oferta líder de mercado em um dia pode não ser melhor em alguns meses depois.

Clientes aparentemente leais podem encontrar fornecedores alternativos e que ofereçam um melhor negócio muito rapidamente.

À medida que os produtos (e serviços) envelhecem, o crescimento das vendas e as margens de lucro diminuem. Entender onde seus produtos estão em seus ciclos de vida pode ajudá-lo a descobrir como maximizar a lucratividade. Ao mesmo tempo, você precisa investir em inovação para criar um fluxo de produtos novos e lucrativos.

2 – Planejamento

O planejamento que fazia sentido há um ano, pode não ser adequado para o momento. As condições do mercado mudam então você precisa revisitar e atualizar seu planejamento regularmente.

À medida que sua empresa cresce, suas estratégias e seus processos precisam evoluir para se adequarem ao novo cenário. Por exemplo, seu foco provavelmente mudará de conquistar novos clientes para construir relacionamentos lucrativos e maximizar o crescimento com os clientes existentes. Os relacionamentos comerciais existentes geralmente têm maior potencial de lucro e também podem fornecer fluxo de caixa confiável. Novos clientes podem aumentar o volume de negócios, mas as margens de lucro podem ser menores, o que pode não ser sustentável.

Ao mesmo tempo, a empresa precisa estar alerta para novas oportunidades. Existem riscos em confiar apenas nos clientes existentes. Diversificar sua base de clientes dilui esses riscos.

Seguir o mesmo modelo de negócio, mas maior, não é o único caminho para o crescimento. Existem outras opções estratégicas, como terceirização ou franquia, que podem proporcionar melhores oportunidades de crescimento.

É importante não presumir que o seu sucesso atual significa que você poderá aproveitar essas oportunidades automaticamente. Todo movimento importante precisa ser planejado da mesma maneira que um novo lançamento de negócios.

Mas tenha atenção, pergunte-se se novas ideias se adequam aos seus pontos fortes e à sua visão geral de para onde a empresa está indo. Tenha em mente que todo novo desenvolvimento traz consigo riscos em mudança. Vale a pena rever regularmente os riscos que você enfrenta e desenvolver planos de contingência.

3 – Fluxo de caixa e gestão financeira

Um bom controle de fluxo de caixa é importante para qualquer negócio. Para um negócio em crescimento então é crucial – as restrições de caixa podem ser o maior fator que limita o crescimento.

Otimizar o uso de suas finanças é outro aspecto fundamental no planejamento e na avaliação de novas oportunidades. Com recursos limitados, você precisa avaliar se buscar determinada oportunidade não significa fragilizar a sua atividade principal.

Todo elemento de capital de giro deve ser cuidadosamente controlado para maximizar seu fluxo de caixa livre. Gestão de crédito eficaz e controle rígido de dívidas são essenciais.

Um bom controle de estoque e gerenciamento efetivo de fornecedores tendem a se tornar cada vez mais importantes à medida que as empresas crescem. Você pode avaliar a busca por fornecedores para reduzir os ciclos de entrega e sistemas que possam lidar com a entrega just-in-time.

O planejamento financeiro antecipado ajuda você a prever suas necessidades de financiamento e a organizar um financiamento adequado.

4 – Solução de Problemas

Novos negócios, geralmente, atuam em um cenário de constante pressão. Todos os dias surgem novos desafios que precisam urgentemente de ser resolvidos e o gestor passa a maior parte do tempo resolvendo problemas.

À medida que sua empresa cresce, essa abordagem simplesmente não funciona. Enquanto uma crise de curto prazo é sempre urgente, pode não importar tanto quanto outras coisas que você poderia estar fazendo. Gastar seu tempo acalmando um cliente irritado pode ajudar a proteger esse relacionamento – mas, em vez disso, concentrar-se em recrutar o vendedor certo pode lançar as bases de novas vendas substanciais nos próximos anos.

Como seu negócio cresce, você também precisa estar alerta para novos problemas e prioridades. Por exemplo, se você está se concentrando em campanhas de marketing individuais, talvez seja necessário dedicar mais recursos ao desenvolvimento de sua marca.

Identificar os principais impulsionadores do crescimento é uma boa maneira de entender o que priorizar.

Uma abordagem indicada de gerenciamento se concentra nos principais funcionários, desenvolvendo sua equipe de gerenciamento e construindo sua estratégia de negócios. Em vez de tratar cada problema como algo único, você desenvolve sistemas e estruturas que facilitam o manuseio no futuro.

5 – Sistemas de informações adequados

Todas as empresas produzem e contam com grandes volumes de informações – registros financeiros, interações com clientes e outros contatos comerciais, detalhes de funcionários, requisitos regulamentares e assim por diante. É muito para acompanhar – quanto mais usar de forma eficaz – sem os sistemas certos.

Responsabilidades e tarefas podem ser delegadas à medida que sua empresa cresce, mas sem um Sistema de Gestão sólido que você não pode gerenciar de maneira eficaz isso se torna quase impossível. Quanto mais o seu negócio cresce, mais difícil é garantir que as informações sejam compartilhadas e diferentes funções funcionem juntas de forma eficaz. Investir na infraestrutura certa é uma parte essencial para dar suporte ao crescimento do seu negócio.

Documentação, políticas e procedimentos também se tornam cada vez mais importantes. A informalidade que pode funcionar com um ou dois funcionários e um punhado de clientes simplesmente não é viável em um negócio em crescimento. Você precisa de contratos adequados, termos e condições claros, procedimentos efetivos de contratação e assim por diante.

Muitas empresas em crescimento acham que o uso de padrões de gerenciamento estabelecidos é uma das maneiras mais eficazes de introduzir as melhores práticas. Os sistemas de controle de qualidade podem ser uma parte importante de impulsionar melhorias.

Investir nos sistemas certos é um investimento que trará excelentes resultados a curto e longo prazo. Você se beneficia todos os dias de operações mais eficientes.

6 – Habilidades e atitudes

Os empresários são a força motriz por trás da criação e crescimento de novos negócios. Mas com frequência, eles também são as pessoas que os retêm.

As habilidades que podem ajudá-lo a lançar um negócio não são as mesmas que você precisa para ajudá-lo a crescer. É importante não se enganar e valorizar muito suas próprias habilidades. É provável que você precise de treinamento para aprender as habilidades e atitudes exigidas por alguém que esteja liderando uma empresa em crescimento.

Para aumentar o seu negócio, você precisa aprender a delegar de forma adequada, confiando na sua equipe de gerenciamento e desistindo do controle diário de cada detalhe. É muito fácil sufocar a criatividade e a motivação com interferências excessivas. À medida que o negócio se torna mais complexo, você também precisa desenvolver suas habilidades de gerenciamento de tempo e aprender a se concentrar no que é realmente importante.

À medida que sua empresa cresce, talvez seja necessário trazer pessoas de fora para ajudar. Você vai querer delegar responsabilidade de áreas específicas para especialistas diferentes, ou nomear um diretor não executivo ou dois para fortalecer sua diretoria. Quando você começa a lidar com uma nova oportunidade, alguém que tenha experiência com essa atividade pode ser vital.

Para muitos empreendedores de sucesso, aprender a ouvir – e receber – conselhos é um dos maiores desafios que eles enfrentam. Mas também pode ser essencial se você aproveitar ao máximo suas oportunidades. Alguns empreendedores, reconhecendo suas próprias limitações, até apontam alguém para atuar como diretor administrativo ou presidente.

7 – Acolhendo a mudança

A complacência pode ser uma grande ameaça para um negócio em crescimento. Assumir que você continuará a ter sucesso simplesmente porque esteve no passado é muito imprudente.

Regularmente revisitar e atualizar seu planejamento pode ajudar a lembrá-lo das mudanças nas condições do mercado e da necessidade de respondê-las.

Um plano atualizado ajuda você a identificar que ação precisa tomar para mudar sua empresa e a maneira como ela opera, por exemplo:

  • Mudando para fornecedores que podem crescer com você e atender às suas novas prioridades. À medida que sua empresa cresce, qualidade e confiabilidade consistentes podem ser mais importantes do que simplesmente obter a oferta mais barata.
  • Renegociar contratos levando em conta o aumento do volume.
  • Treinamento e desenvolvimento de funcionários. Seu próprio papel também evoluirá à medida que o negócio crescer.
  • Certificando-se de que você mantenha-se atualizado com novas tecnologias.

Você precisa estar totalmente comprometido com sua estratégia, mesmo que isso o tire da sua zona de conforto. Isso pode envolver decisões difíceis – por exemplo, mudar os negócios dos fornecedores com os quais você se tornou amigo. Mas, a menos que você esteja preparado para fazer isso, corre o risco de colocar sua empresa em uma desvantagem competitiva perigosa.

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