O armazenamento de itens pode ser caro, muito caro. Em uma operação logística padrão, os custos de estoque ficam em torno de 20 a 30% do orçamento total. Investir na redução de custos de estoque é fundamental.
Isso significa que para cada R$ 1 milhão em produtos que você armazena, você está pagando R$ 200.000 a R$ 300.000 para armazená-los em um depósito e movê-los para dentro e para fora de seu estoque.
O gerenciamento de estoque é extremamente importante para os resultados financeiros de sua empresa. Dependendo de quanto estoque você gerencia, um corte de custo de apenas 5% pode economizar milhões.
A seguir, reunimos cinco maneiras práticas para redução de custos de estoque:
5 maneiras de buscar a redução de custos de estoque
Os sistemas de gerenciamento de estoque são complicados e a mudança é difícil. Mas, para alcançar o sucesso, você precisa estar disposto a se ajustar.
A redução de custos na gestão de estoque é vital em um mercado em expansão que atrai continuamente mais concorrência. À medida que a concorrência aumenta, as empresas devem tomar algumas medidas diretas para reduzir os custos de estoque para permanecer no jogo.
Aqui estão cinco maneiras de fazer isso.
1. Reduza o prazo de entrega do fornecedor
Existe um fornecedor com quem você trabalha que leva uma eternidade para atender um pedido? Talvez seja a hora de verificar se esse relacionamento está realmente funcionando para sua empresa.
Você pode manter os níveis de estoque (e, portanto, os custos) mais baixos, acelerando os prazos de entrega do fornecedor. Se o prazo médio de entrega do fornecedor para materiais adquiridos é de oito dias, e você conseguir cortar dois ou três dias, terá um grande impacto em seus resultados financeiros.
Procure fornecedores que possam atender às suas necessidades rapidamente. Se você já está trabalhando com um fornecedor que não está se movendo tão rápido quanto gostaria, pense nos custos de ficar com um fornecedor mais lento.
Você precisa manter mais estoque de segurança para pedidos que precisam ser atendidos, e isso significa que você está pagando para armazenar coisas que não precisaria ter se o seu fornecedor pudesse entregar o pedido mais rapidamente.
Calcule quanto você está pagando por esse estoque de segurança e terá uma ideia de que tipo de economia é possível se encontrar um fornecedor melhor.
2. Livre-se de estoque obsoleto
O estoque de segurança não é o único que você armazena sem necessidade. Provavelmente, você também tem um inventário obsoleto.
É difícil se livrar de coisas quando você está no negócio de gerenciamento de estoque. Afinal, esses são produtos – produtos que teoricamente valem dinheiro real. Mas se eles estão obsoletos e não estão vendendo, eles estão apenas ocupando espaço.
Respire fundo e descarte (ou recicle).
Resista à mentalidade de acumulador. É fácil pensar que o espaço adicional que você está dedicando a esse estoque é manter um produto valioso em mãos e uma boa decisão financeira, mas você está realmente apenas abrindo mão de um bom dinheiro, pagando para armazenar algo na esperança de que vá vender em algum momento.
Reúna dados sobre quanto do seu estoque consiste em itens que não foram vendidos no ano passado. Uma análise completa do que você está gastando nesses produtos quase sempre abre os olhos.
Depois de se livrar do estoque obsoleto, você precisa evitar que ele volte a se acumular. Ajuste sua previsão de demanda com base nas vendas futuras esperadas para que você esteja solicitando as quantidades certas de mercadorias. Essa é uma maneira bastante simples de reduzir custos no gerenciamento de estoque, mas a maioria dos gestores fica tão presa às demandas do dia a dia que nunca dá conta disso.
3. Escolha um bom software
Um software de gestão de qualidade pode fazer coisas incríveis pelo seu negócio.
Você precisa manter o controle de seus níveis de estoque, ou corre o risco de excesso de estoque e ver os seus custos de estoque subirem. Se você confia em uma planilha simples ou um software básico com recursos limitados para gerenciar tudo, provavelmente não está tendo uma visão completa da situação do seu estoque.
Encontre uma solução de software que mantenha as informações de inventário automaticamente atualizadas, para que você possa tomar decisões rapidamente quando necessário.
O software de gestão também ajuda a centralizar o controle de seu estoque, o que reduz custos, eliminando esforços redundantes. Isso é particularmente importante para operações logísticas complexas que requerem um plano de estoque detalhado.
4. Configure novos pedidos automáticos quando o estoque estiver baixo
Graças aos avanços tecnológicos, a automação é acessível até mesmo para pequenas empresas. Você deve usar isso a seu favor.
Quando seu estoque está acabando, novos pedidos automáticos garantem que você não fique sem produtos no estoque. Um software de gestão poderá lhe auxiliar com esse desafio e o ajudará a evitar essas faltas.
Um sistema de gerenciamento de estoque, também fornece atualizações de estoque em tempo real, acessando um banco de dados que rastreia todo o seu estoque para determinar quando os suprimentos estão acabando e quando é hora de fazer um novo pedido – tudo sem qualquer intervenção humana.
5. Monitore seus SKUs
As Unidades de Manutenção de Estoque (SKUs) são códigos de identificação para produtos que ajudam a rastreá-los através do estoque. Produtos relativamente simples podem ter apenas um SKU, mas os itens que vêm em vários formatos, tamanhos e cores (como roupas) têm vários SKUs .
Isso pode se tornar uma dor de cabeça de estoque, pois produtos com vários SKUs podem enviar sinais confusos quando se trata de demanda. Você pode pensar que não há interesse em um determinado produto, apenas para descobrir que o motivo pelo qual as pessoas não estão encomendando aquela camisa é porque o tamanho que desejam nunca está em estoque.
Para esses produtos, você precisa usar um software que possa gerenciar todos os seus dados de SKU em um só lugar, para saber como esses produtos estão realmente se saindo no mercado.