Com o objetivo de disponibilizar mais um recurso que permite aos usuários personalizar o SIGER®, bem como melhorar usabilidade do ERP, o recurso de Pedidos e Notas ganhou melhorias na configuração de capa.
Agora, o usuário poderá configurar a exibição dos principais campos da janela, além de definir as teclas de atalho para as principais funcionalidades.
A partir do botão do canto superior direito, possibilita as seguintes configurações da janela principal da manutenção:
- Campos do pedido antes dos itens
- Campos e botões do item
- Campos do pedido após os itens
- Atalhos dos botões de dados do pedido
A janela principal também é redimensionada na altura, conforme a resolução, e na largura de acordo com os campos configurados para o item e a resolução disponível. Também foi implementado um controle para a largura, o qual garante que os campos não sejam distanciados um do outro sem necessidade, para não prejudicar a rápida conferência de dados em bases cujos campos do item cabem em uma janela bem mais estreita do que a resolução permite e para permitir criar mais de 2 campos do pedido por linha (até 5), quando a largura da janela permitir, liberando mais linhas para o detalhamento dos itens. Seguem alguns exemplos:
Alguns pontos importantes sobre as configurações:
- Somente o supervisor pode configurar;
- Campos essenciais (chave, cliente, CFOPs do pedido, produto, etc.) não permitem configuração, sendo sempre criados;
- A seleção é salva por empresa e permite selecionar as empresas para replicar na confirmação;
- Na versão 20.10, é executado um ajuste que grava automaticamente no novo formato o antigo layout de itens do Menu 1.1-P;
- É possível recarregar configurações padrões;
- Não é possível configurar os campos não parametrizados na empresa/sistema (quando possui parâmetro relacionado);
- Os campos são criados aproveitando da melhor forma possível o espaço disponível na área de campos configuráveis da tela, liberando para outros campos o espaço dos não exibidos em razão de parametrização de empresa/sistema ou da própria nova configuração de campos;
- Os botões do item recebem foco na navegação somente quando a janela permite ser aceita, agilizando a inclusão/alteração. Exemplo: o botão de ICMS tem seu foco pulado em item de serviço, mas fica habilitado para, ao clicar com mouse, exibir mensagem explicativa com o motivo de não permitir acessar.
Todas essas mudanças serão implementadas de forma automática na troca de versão do ERP SIGER®, conforme as funcionalidades utilizadas vão sendo contempladas, não é necessário nenhuma ação do usuário ou solicitação junto à Rech.