Em 2020 o Banco Central desenvolveu a modalidade de pagamento instantâneo via transferências Pix. Em 2020 e 2021 os bancos estão se adequando a estas novidades, desenvolvendo aos poucos formas de integração para os sistemas.
Seguindo essa tendência, implementamos ao ERP SIGER® o cadastro de Pagamento via Pix e envio destes dados na remessa de pagamento.
Confira como utilizar a nova funcionalidade.
Cadastro de chaves Pix
As chaves Pix podem ser informadas no cadastro de pessoas (menu 9.5) ou no cadastro de clientes/fornecedores (menu 1.5). É permitida a inclusão de chaves de todos os tipos disponíveis: CNPJ, CPF, telefone, e-mail e chave aleatória.
Pagamento via Pix por transferência
Para utilizar o pagamento por transferência Pix deve ser selecionada uma chave Pix na manutenção do documento para enviar na remessa os dados para pagamento.
Relembrando, os pagamentos bancários podem ser feitos via:
• Código de barras (títulos, arrecadações, tributos)
• Depósito em conta via TED/DOC
• Transferência Pix [NOVO]
Todas as rotinas que aceitavam dados para depósito também aceitam a chave Pix para integração no documento (inclusão de notas no Financeiro, nos Livros Fiscais, etc.).
Remessa de pagamentos
A geração da remessa deve ser feita da mesma forma que os demais documentos, informando o local de cobrança no menu FIN 2.6-G e selecionando os documentos (com a chave Pix já configurada).
Através do botão “Layouts disponíveis” podem ser consultados os bancos que permitem envio de Pix Transferência.
Até o momento, apenas o Banco Itaú disponibilizou esta integração via arquivos de remessa CNAB 240. Demais bancos ainda não tem os segmentos A e B adaptados para envio.
Informações básicas sobre Pix podem ser consultadas no site do banco Central.
Quer saber mais sobre o ERP SIGER®? Solicite uma demonstração.