Seis tendências de negócios para ficar de olho em 2023

Um novo ano traz uma avaliação do ano anterior e um novo foco nas tendências que devem causar impacto. Para 2023, as empresas em todo o mundo estão ansiosas, pois o mundo continua a mudar ao seu redor, às vezes para melhor – e às vezes para pior.

Saber e entender o que vai impactar seu negócio é vital para o sucesso – é importante que seu planejamento estratégico considere eventos globais, mudanças em seu setor, desenvolvimentos em recursos e processamento e, finalmente – o que seus clientes finais desejam, precisam e esperam da sua empresa.

Neste artigo, veremos 6 tendências de negócios que devem causar, ou continuar a causar, um impacto nas indústrias em todo o mundo no próximo ano.

A cultura da empresa e o local de trabalho precisam ser de primeira classe

Com foco contínuo em questões ambientais, sociais e de governança (ESG), há uma tendência contínua de avaliar, ajustar e mudar a cultura da empresa para garantir que os trabalhadores sejam protegidos, apreciados e tratados de forma justa. A maneira como sua empresa opera e a maneira como trata sua equipe é crucial – não apenas para manter uma força de trabalho altamente qualificada, mas também para recrutar novos talentos, interagir com outras empresas e atrair investidores ou obter assistência financeira.

A transformação digital vai acelerar

As tecnologias inovadoras e transformadoras continuarão a mudar a maneira como as empresas funcionam, tanto na forma como operam internamente quanto na forma como se relacionam com os clientes. Tecnologias como Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e comunicação online, com trabalho remoto híbrido, continuarão a aprimorar e mudar fundamentalmente as operações de negócios.

A sustentabilidade é uma questão crítica

Com metas definidas para 2030 e 2050 por organizações mundiais, há um foco contínuo nas empresas que redefinem suas práticas e processos operacionais e se tornam mais sustentáveis.

Funcionários, clientes e investidores estão cada vez mais propensos a se envolver positivamente com empresas que estão tomando decisões ecologicamente corretas e trabalhando ativamente em seus planos de sustentabilidade.

Principais tendências de 2023

A experiência imersiva do cliente está aumentando

A experiência do cliente (CX) é essencial, 86% dos clientes estão dispostos a pagar mais por um CX superior e um prêmio de preço de até 16% após uma experiência positiva; e a tendência da tecnologia envolvida em fornecer isso continua a crescer.

A tendência ascendente em direção ao CX levou marcas como Adobe e Adweek a nomear Diretores de Experiência (CXO) para garantir que o CX seja coberto como parte fundamental de sua estratégia operacional.

As cadeias de suprimentos estão se tornando verdes

Com o ESG e a Sustentabilidade desempenhando papéis enormes no desenvolvimento e mudança de negócios, não é surpreendente ver uma tendência em direção a cadeias de suprimentos verdes. As empresas querem ter certeza de que seus fornecedores são adequados para sua visão e valores e estão fazendo mudanças na maneira como bens, serviços e produtos são desenvolvidos e transportados pela cadeia de suprimentos.

Essa tendência também está sendo considerada do ponto de vista financeiro, pois otimizar o processo, fazer alterações em recursos ou embalagens mais baratos e simplificar a entrega podem servir como medidas de corte de custos.

Aumento da inovação

À medida que as empresas buscam se diferenciar da concorrência em 2023, aquelas que inovarem terão vantagem. Procure empresas que coloquem a inovação em primeiro plano, especialmente ao procurar maneiras de enfrentar as tempestades econômicas no horizonte.

As crises econômicas podem ser uma oportunidade para as empresas se concentrarem na inovação para sobreviver. As empresas podem precisar criar novos produtos que falem com os clientes na nova realidade econômica ou se reconstruir para se adaptar às necessidades em constante mudança. As empresas estagnadas podem não sobreviver a uma recessão, enquanto os inovadores têm a oportunidade de prosperar.

O ano de 2023 está programado para trazer muitas mudanças tecnológicas e ambientais para empresas, negócios e indústrias em todo o mundo e continuará a ser afetado pelo mundo em geral. A implementação e o sucesso dessas tendências dependem em grande parte de negócios ininterruptos e de nenhum evento global catastrófico (como a pandemia de COVID-19 de 2020).

É essencial reservar um tempo para avaliar quais tendências estão impactando seus negócios, descobrir o que é econômico, apropriado e uma boa jogada para o seu negócio.

Ao construir sua estratégia para 2023, é importante:

  • Pesquise o estado atual de sua indústria (local, nacional e global)
  • Determine como a mudança afetará seu propósito ou posicionamento do produto
  • Identifique se a mudança é financeiramente viável e adequada aos desejos e necessidades de seus clientes
  • Avalie o que seus concorrentes estão fazendo e o que está (e não está) funcionando para eles

Depois de fazer suas mudanças estratégicas, é essencial que você monitore o progresso e reúna os dados – determine quais métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs) são apropriados antes de começar.

Os dados que você coleta de seus projetos podem ser usados para aprimorar seus negócios em vários níveis – marketing, vendas, desenvolvimento, fornecimento de produtos, entre outros – e identificar se em 2023 e se você está indo em direção ao sucesso ou não.

Brainstorming: conheça a ferramenta que ajuda no processo de criativo e de inovação

brainstorming (em português “tempestade cerebral”) ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo – criatividade em equipe – colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.

A técnica propõe que o grupo se reúna e utilize a diversidade de pensamentos e experiências para gerar soluções inovadoras, sugerindo qualquer pensamento ou ideia que vier à mente a respeito do tema tratado. Com isso, espera-se reunir o maior número possível de ideias, visões, propostas e possibilidades que levem a um denominador comum e eficaz para solucionar problemas e entraves que impedem um projeto de seguir adiante.

Montamos um e-book com as 10 principais técnicas de brainstorming. Preencha o formulário para acessar e comece a inovar!

Fonte: future-business.org