No menu LFI 2.1-I do módulo de Livros Ficais foi disponibilizada uma configuração para habilitar o uso de navegador web local para baixa do arquivo XML. A nova opção oferece uma alternativa para situações em que o navegador distribuído com o SIGER® esteja apresentando alguma restrição que não é observada nos acessos por fora do sistema.
Quando ocorrem manutenções no computador do usuário, é possível que algum componente do navegador web distribuído com o SIGER® fique comprometido e seja necessário apoio do suporte da Rech para normalizar a execução. Também pode ocorrer que o site recuse o acesso quando é feito por dentro do sistema e dessa forma inviabilize o uso normal da rotina, como é observado no Portal Nacional da NF-e, cujo captcha apresenta instabilidade desde 05/2024. Nessas situações, enquanto o comportamento indevido não é sanado, usuário precisa realizar um processo manual de busca do XML e upload na pasta de importação para utilizar a importação.
Para melhorar isso, uma nova opção pode ser ativada na tela de importação via chave de acesso para utilizar temporariamente o navegador web da estação do usuário, automatizando algumas operações e a transferência de arquivo para o local adequado de importação. Para utilizá-la, é necessário possuir o certificado digital correspondente na estação local do usuário. A configuração pode ser acessada no botão [Navegador web local] disponibilizado na tela de importação via chave de acesso:
Ao acionar essa opção, abrirá a tela com as configurações que devem ser realizadas na primeira vez e após a seleção ficará salva individualmente por usuário:
- Utiliza navegador web local: Quando marcado, passará a abrir o navegador web padrão do computador para acesso ao site de download do XML. Usuário deverá navegar no site e realizar o download do arquivo utilizando o certificado digital adequado para a nota.
- Limite de tempo de aguarde: Tempo máximo em segundos que o SIGER® ficará aguardando para o XML ficar disponível na pasta indicada.
- Local do arquivo XML: Pasta na qual usuário realizará o download do arquivo XML e que será verificada. Normalmente será informada a pasta “Downloads” do computador local, acessível em C:\Usuários\[nome_usuário]\Downloads. Quando for ambiente nuvem, a unidade C: local deve ser indicada através da expressão tc://M:, ficando portanto no formato tc://M:\Usuários\[nome_usuário]\Downloads.
Ao avançar com as configurações efetuadas, será aberto o navegador web local na página padrão de download do XML, com a chave de acesso já informada. Usuário deve realizar o download do arquivo XML com seu certificado digital local. Assim que estiver disponível na pasta indicada, o SIGER® vai prosseguir a importação, posicionando o arquivo na pasta padrão do sistema e iniciando a inclusão do movimento a partir das informações lidas.