Chegou o novo eSocial SIGER

Nosso time de Desenvolvimento da área de Recursos Humanos concluiu o Projeto de Melhorias eSocial SIGER®, que reformulou os módulos de Folha de Pagamento e Recursos Humanos do ERP SIGER® através da implementação de uma ampla gama de recursos que potencializam a autonomia do usuário nas rotinas de atendimento ao eSocial.

Motivações

A cada ano que passa, o Governo Federal centraliza cada vez mais a declaração de informações dos contribuintes no eSocial, ao ponto que atualmente todos os dados referentes a pagamento, afastamento, demissão, férias, FGTS, processos trabalhistas entre muitos outros são enviados para a plataforma do governo.

Entretanto, no SIGER® as rotinas referentes ao eSocial estavam “escondidas” e sem a devida importância, tendo poucas ferramentas de qualidade.

Imagem 1: antigo esconderijo do eSocial.

Essa falta de destaque e funcionalidades para o eSocial era uma grande desvantagem na captação de possíveis novos clientes, que, já acostumados com ferramentas mais completas, logo na demonstração mostravam um certo desapontamento nesses quesitos.

Além disso, identificamos que o nosso usuário possuía dificuldade no aprendizado e utilização das ferramentas atuais, o que acabava gerando muitos erros e consequentemente demanda para o suporte.

Então, em busca de soluções, durante implantações em diversos clientes, realizamos levantamentos detalhados sobre os sistemas de folha de pagamento que utilizavam anteriormente. Nosso objetivo foi identificar, juntamente do nosso cliente, os pontos fortes e áreas de melhoria desses sistemas para garantir uma transição suave, sem gerar demanda de suporte adicional, e oferecer uma solução que realmente atenda às necessidades dos nossos usuários.

Mas o que mudou?

Logo de cara já é possível ver algumas coisas novas nos módulos da Folha e Recursos Humanos.

Imagem 2: Novo menu Folha de pagamento.

O novo menu “8-Esocial” cria um novo fluxo simples e rápido de trabalho para o usuário, centralizando o controle das tarefas referente ao eSocial.

Painel de Gestão do eSocial

A janela “Painel de Gestão do eSocial” localizada no 8.1-Q é a principal peça nesse novo processo.

Imagem 3: Painel de gestão do eSocial.

Esse novo menu foi projetado para simplificar o fechamento de folha e envio de tarefas para o eSocial. Na tela principal são exibidas as empresas com folha em aberto, e através do botão “Tarefas periódicas” é possível realizar o fechamento delas na janela de Gestão de folha do eSocial.

Imagem 4: Gestão de folha do eSocial.

No grid são mostradas as tarefas pendentes de envio daquela empresa. Utilizando os botões da janela, no sentido da esquerda para a direita, é fácil realizar o fechamento da folha. É só clicar nos botões de “Envio” um após o outro e selecionar “Fechar folha”. Caso ocorra algum erro no processo é possível verificar através do botão “Verificar erros” e corrigi-lo com os botões “Gerenciar envios” ou “Retificar”. Outras novas funções também disponíveis no Painel de Gestão do eSocial são os relatórios para comparações entre os valores do SIGER® e o eSocial. Ao selecionar “Conf. tributos eSocial” é possível verificar os valores referentes a INSS, IRRF e FGTS do período selecionado.

Imagem 5: Janela para conferência de tributos do eSocial.

E ao clicar para comparar com o eSocial pode se analisar as diferenças entre os valores presentes no SIGER® e os informados no eSocial. Isso será uma mão na roda para o cliente e aumentará mais ainda a confiança no processo, visto que anteriormente a conferência era feita de forma manual, comparando os valores no SIGER® e depois no site do eSocial.

Imagem 6: Relatório de comparação SIGER® X eSocial.

O novo botão do eSocial

Na barra de ferramentas foi adicionado um novo botão, que indica ao usuário quando há tarefas do eSocial com erro, ficando verde quando está tudo certo e vermelho quando há algo que o usuário deve olhar. Ele por padrão é exibido somente nos módulos de Folha e Recursos Humanos, entretanto pode ser exibido em todos os módulos ou em nenhum através do menu de configurações do usuário.

Imagem 7: novo botão do eSocial.

Esta nova ferramenta será de extrema importância para os projetos futuros do Time RHU.

O eSocial agora está em todo lugar!

Neste projeto também foram implementadas consultas rápidas ao eSocial nas entidades da Folha de pagamento. Por exemplo, antes, quando se queria ver os envios ao eSocial referentes ao pagamento de um funcionário, era necessário entrar no Gerenciador de envios (7.8-V) e achar o que queria no meio de um monte de outras tarefas ou filtrar pelo seu funcionário.

Imagem 8: forma antiga e complexa de consulta através do Gerenciador de envios.

Agora, na própria manutenção das entidades é possível achar os eventos referente àquele item, nesse exemplo, o funcionário. É só clicar no botão “eSocial” que abrirá uma janela onde, além de visualizar, também é possível incluir tarefas, visualizar erros, gerar XML, entre outros.

Este novo recurso está disponível em vários pontos que geram tarefas para o eSocial, tais como funcionário, eventos, afastamentos, ficha financeira, etc.

Os resultados já aparecem!

Muitas destas novas implementações já estão disponíveis para os clientes a partir da versão 23.20 do SIGER®, e já tem retornado feedbacks muito positivos. Além disso, as alterações não geraram até o momento nenhuma demanda ao suporte.

O futuro vem aí…

Estas implementações, além de ser por si só um grande salto nos processos do eSocial, ela também é a preparação para uma implementação maior ainda, o eSocial Automático! Essa nova ferramenta faz parte do projeto 2059 e está em fase de testes com clientes piloto. Ela simplificará mais ainda todo esse processo, ao ponto de o usuário quase não precisar mais interferir nas rotinas do eSocial. Em breve será feito um grande lançamento deste novo produto!