Retorno do Serviço Externo Automático via Importação de XML

O Time de Desenvolvimento da Área de Materiais concluiu o desenvolvimento da nova rotina de retorno do serviço externo automático via importação de XML. Realizamos a manutenção das nossas rotinas de modo a conseguirmos realizar a criação da funcionalidade de retorno automático.

Confira no post o que foi alterado, novidades, ganhos e a rotina final de modo a ser possível a aplicação da mesma em outros clientes.

Operação de Compra de Serviço Externo (CSE)

Muitos de nossos clientes, em determinadas fases do processo produtivo, realizam a terceirização de uma ou mais etapas de fabricação, seja por falta de capacitação, pela ausência de recursos específicos, reduções de custos, entre outros. Nessas situações, eles recorrem a parceiros especializados para realizar estas etapas externas e após reintegram o produto ao seu fluxo de produção. Esse processo de serviço externo pode ser gerido de duas maneiras: através de romaneio ou nota fiscal. Recentemente implementamos uma reestruturação que automatiza a funcionalidade de retorno do serviço externo via nota fiscal, otimizando assim o processo produtivo de nossos clientes.

O que já contemplava

Até o momento o serviço externo via nota fiscal funcionava todo manualmente, ou seja, nossos clientes desde o envio da remessa até o retorno dessa necessitavam de um operador o tempo todo realizando os envios e retornos. Este operador por sua vez, utilizava da funcionalidade de retorno do serviço externo importando dados da NF-e para facilitar a sua operação, assim não tendo de informar todos os dados manualmente. Porém, isso ainda gerava um custo de tempo / dinheiro pois sempre havia a necessidade de um operador envolvido.

O que foi solicitado

Foi solicitado ao time que parte desse processo fosse otimizado de forma a não necessitar de um operador a todo momento, ou seja, que o retorno do serviço externo fosse realizado de forma automática sem a interação com o usuário. Para tanto, o sistema deveria buscar todos os dados necessários no arquivo XML da NF-e de retorno assim realizando a operação de forma automática.

O que foi modificado

Como não contínhamos todos os dados necessário nas NF-es e as rotinas não estavam preparadas para serem executadas de forma automática, tivemos que mudar alguns pontos:

  • Na nota fiscal de remessa dos insumos gerada a partir do serviço externo, conforme o parâmetro de empresa “Carrega OC no item da nota fiscal”, passou a carregar no item da nota a ordem de compra e item de ordem de compra nos respectivos campos de “OC do cliente” e “Item da OC do cliente”.
  • Realizada criação da flag “RSE” responsável pela chamada do retorno do serviço externo de forma automática, podendo essa ser configurada via tarefa agendada do ERP SIGER®.
  • Realizada adaptação das rotinas do beneficiamento de modo que ao receber uma remessa importar os dados contidos no XML enviado pelo beneficiador. Esses são importados de acordo com o cliente do beneficiado, o qual tem de ter o parâmetro “Carrega NF remessa e OC no retorno/cobrança” marcado.
  • Realizada adaptação das rotinas do retorno do serviço externo para que as mesmas sejam executadas de forma automática e sem interação com o usuário.
  • Realizada adaptação das inconsistências do retorno do serviço externo de forma que as mesmas quando em rotina automática serem registradas em um LOG.
  • Realizada criação da rotina de envio de e-mail, a qual tem a funcionalidade de no final do retorno automático enviar um e-mail para o usuário contendo os retornos que ocorreram com sucesso e as eventuais inconsistências.
  • Realizada criação dos menus COM 6.3-X e GIN 5.3-X, responsáveis pela rotina de importação de diversos XMLs de uma única vez, de acordo com o diretório selecionado.

Como ficou a rotina para os clientes

Para explicar como funciona a rotina, já que a mesma é utilizada por dois clientes (ERP SIGER® x ERP SIGER®), essa vai ser ilustrada pela Empresa A e a Empresa B.

Empresa A realiza a criação e o envio de uma remessa do serviço externo para a Empresa B realizar a produção da mesma. Este envio por sua vez, passou a enviar nos dados da NF-e/XML a ordem de compra e item da ordem de compra envolvidos no processo.

Empresa B importa os dados da nota gerando um pedido que conterá os dados da OC. Após realizar a produção do pedido empresa realiza o faturamento desse enviando a remessa novamente para a Empresa A.

Empresa A, por sua vez, irá realizar o retorno do serviço externo a partir da NF-e/XML gerados pela Empresa B pelo novo menu criado (COM 6.3-X ou GIN 5.3-X). Como foi realizada a criação da nova funcionalidade de retorno automático, é possível se realizar o retorno de diversas remessas sem necessitar de um operador envolvido, já que a nova funcionalidade buscará no diretório configurado todos os XMLs válidos e retornará os mesmos.

Após o retorno, caso tenha sido configurado, é enviado um e-mail contendo os sucessos / inconsistências do retorno automático.