A cadeia logística é um processo complexo que envolve uma série de etapas que devem ocorrer perfeitamente para garantir que a mercadoria chegue ao destino com rapidez e segurança. Uma dessas etapas é o armazenamento, que desempenha um papel fundamental no processo de distribuição.
Armazenamento não é apenas cuidar das mercadorias, aqui estão alguns dos aspectos envolvidos em um bom serviço de armazenamento:
- Recepção de mercadorias.
- Manter a mercadoria em segurança, facilitando o acesso e o manuseio.
- Manutenção: Gerenciando produtos, sua segurança e preservação.
- Inventário da carga e estoque disponível.
- Transporte: Gerenciando a preparação, embalagem e envio até o destino.
O armazenamento desempenha um papel fundamental na cadeia de abastecimento, visto que ajuda a garantir bons prazos de entrega e a reduzir as perdas de armazém, permitindo oferecer melhores serviços, ocupar uma posição à frente dos concorrentes e, em última análise, aumentar os lucros.
Ter um bom sistema de armazenamento é, portanto, vital para expandir um negócio. Daí a importância de conhecer os diferentes tipos de armazenamento logístico para poder escolher aquele que se adapta às necessidades específicas de cada negócio e do seu mercado-alvo.
Armazenamento por localização
Armazenamento interno ou coberto
Este tipo de armazenamento oferece maior proteção, pois permite o controle de variáveis climáticas como iluminação, temperatura ou umidade para manter a integridade da mercadoria.
Armazenamento externo
Este, por outro lado, é o armazenamento ao ar livre onde é impossível controlar os fatores ambientais, tornando-o ideal para cargas que não serão afetadas pelo clima. O que ela oferece, entretanto, é a vigilância das mercadorias em áreas geralmente instaladas em locais fechados.
Armazenamento por função na cadeia logística
Armazenamento central
Este tipo de armazenamento está localizado próximo à planta de produção, visando manter o custo de transporte da mercadoria ao mínimo. Geralmente armazena a maior parte do estoque e o distribui para os diferentes armazéns regionais, se houver.
Armazenamento regional
Este tipo de armazenamento possui uma localização estratégica garantindo a distribuição do produto no menor tempo possível. São armazéns organizados para receber grandes quantidades de mercadorias provenientes das fábricas.
Armazenamento em trânsito
São armazéns localizados a meio caminho entre o armazém regional e o ponto de venda. Aqui a ideia é que o tempo de transporte não ultrapasse 24 horas. São armazéns de movimentação rápida, preparados para reter a mercadoria por pouco tempo e com alto giro.
Armazenamento temporário
São espaços condicionados por um tempo limitado para atender às necessidades de estoque em caso de demanda específica.
Tecnologia como aliada
Independente do formato de armazenamento que a sua empresa utilize, contar com ferramentas e tecnologias que otimizam essa gestão é fundamental. Para esse objetivo o ERP SIGER® disponibiliza os Módulos de Controle de Compras, Estoques e WMS.
Para saber como cada um deles pode contribuir com a sua empresa para superar esse desafio, agende uma demonstração com um de nossos consultores.
Fonte: bilogistik.com