Na versão 19.20 do ERP SIGER® a rotina da separação foi reestruturada, visando contemplar os novos cenários criados no Módulo de Vendas e Faturamento com o Projeto Pedidos e Notas .
Desde a liberação do Pedidos e Notas, a rotina da separação está preparada para funcionar nesse cenário, porém de forma limitada. Isso ocorreu devido ao fato de que nenhum cliente que utilizasse separação, tenha passado a utilizar o PxN.
Com o passar do tempo, novos clientes (com bases configuradas com o PxN desde o início) passaram a usar a separação. Com isso, foram surgindo necessidades de clientes que nos levaram a investir tempo para melhorar a separação, como:
- Permitir separar pré-nota avulsa;
- Permitir separar quantidade maior que o item do pedido quando tem PxN;
- Permitir fazer a separação informando uma pré-nota;
- Definir o que ocorre com o saldo não separado no pedido quando tem PxN.
Para isso, a separação passou a utilizar a visão de dados do Módulo de Vendas e Faturamento (tabela 447), processando tanto pedidos quanto pré-notas a serem separados:
Também foram reestruturados os parâmetros que definem o comportamento da separação, bem como dos bloqueios aplicados à ela, para quem utiliza PxN, aumentando o poder de definição dos clientes quanto ao comportamento que deve ser realizado no processo.
Parâmetros de bloqueios aplicados a separação:
Parâmetros de configurações para indicar o comportamento nas separações parciais:
Devido a complexidade da rotina e a quantidade de alterações, foram investidas muitas horas e turnos em testes na rotina da separação como um todo, além de terem sido criados novos casos de testes nos robôs.
Por:
Thiago Weber
Desenvolvedor