Os Módulos de Controle Financeiro e Automação de Escritórios, a partir da versão 20.10 do ERP SIGER®, passam a permitir a opção de débito automático para cobrança de clientes.
Essa modalidade é amplamente usada para pagamento de diferentes tipos de contas mensais e é indicada, principalmente, para os processos de cobrança de mensalidades. Também traz mais segurança nas cobranças efetuadas, pois o documento é pago uma vez que haja saldo na conta do cliente na data de vencimento definida.
Como utilizar a Cobrança via Débito Automático
No Módulo de Controle Financeiro, o recurso está disponível no menu 2.7 e nos outros módulos, que já disponibilizam a remessa de cobrança via boletos, foram disponibilizadas as opções “D-Ger.Débito Automático” e “T-Retorno Débito Automático“.
Até o momento, os bancos contemplados nesta funcionalidade são:
- Banco do Brasil
- Banrisul
- Caixa Econômica Federal
A rotina de Débito Automático foi estruturada da seguinte forma
1) Cadastro de Optantes
No cadastro de clientes, ao acessar o botão <Financeiro>, <Contas Correntes>, deve ser cadastrada a conta para débito automático.
2) Arquivo de Remessa
Devem ser selecionados os títulos para criação de instruções, geração de lote e do arquivo de remessa. Funciona de forma semelhante a nova remessa de instruções de cobrança via boleto.
3) Arquivo de Retorno
Ao processar o arquivo de retorno é gerado um relatório para que o usuário possa visualizar as informações enviadas pelo banco. Ao final da rotina, é criado um movimento de caixa para registrar a entrada de valores na conta bancária.
Todo o funcionamento desta rotina está explicado no Help do SIGER, onde podem ser consultados os exemplos de telas e o funcionamento com maiores detalhes.
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