Confira 5 estratégias para melhorar a eficácia organizacional
Independente se a sua equipe passar 60 horas por semana na empresa ou menos de 40. Se o tempo não está sendo utilizado de maneira eficiente ou a equipe não está sendo produtiva, demandas importantes serão prejudicadas.
Prazos perdidos e fluxos de trabalhos ineficientes são aspectos negativos em qualquer setor ou empresa. Os problemas de produtividade podem aumentar, afetando muitos departamentos, áreas e processos chaves no ambiente de trabalho. Além disso, eles podem fazer com que a sua equipe seja menos engajada e eficiente, o que reduz a produtividade.
Se esse cenário parece familiar e se aplica a você e sua equipe, provavelmente você está se perguntando: o que posso fazer para aumentar a eficiência? Que iniciativas podem garantir que a sua empresa ou setor seja mais produtivo? Como tornar a equipe mais eficiente? Quais mudanças podem ser realizadas para melhorar as condições de trabalho de toda a empresa?
Elencamos algumas estratégias que podem auxiliar a sua empresa nessas mudanças, confira:
1. Utilize a área de Recursos Humanos
O departamento de recursos humanos de qualquer empresa desempenha um papel fundamental na eficácia organizacional. De acordo com a Revista Forbes, o RH fornece assistência ajudando com a estruturação de novas estratégias de negócios. Como os profissionais de RH desempenham um papel essencial na contratação de novos funcionários, eles também afetam os objetivos da empresa.
Envolva a área de RH no projeto e na implementação de mudanças dentro da empresa, para melhorar a organização. Eles oferecem perspectivas únicas e desempenham um papel ativo na identificação dos profissionais certos para novos cargos dentro da empresa.
2. Invista em Treinamento e Desenvolvimento
Atuar na liderança de uma empresa requer trabalhar e desenvolver diferentes grupos e pessoas. Um líder deve entender os pontos fortes e fracos de sua equipe para fazer um plano de ação para melhorar a eficácia da organização.
Antes de fazer qualquer alteração na empresa, considere a formação de profissionais em diferentes áreas do negócio. Descubra suas habilidades e pontos fortes. Identifique suas fraquezas ou as áreas em que profissionais específicos enfrentam dificuldades ao trabalhar em equipe.
Depois de identificar os pontos fortes e fracos, concentre-se no crescimento da empresa, construindo equipes eficazes. Desenvolva equipes com habilidades e pontos fortes complementares. Incentive os profissionais a trabalharem com foco em metas específicas e atribua tarefas com base em suas habilidades, conhecimentos e experiências. A eficiência em uma empresa requer uma compreensão do perfil de cada profissional e seu papel dentro do negócio.
3. Mantenha o foco no cliente
A eficácia organizacional só funciona se focada nas necessidades e interesses dos clientes. Se uma empresa não fornece um produto ou serviço de qualidade, os clientes procuram outras alternativas.
Faça uso de pesquisas para avaliar a satisfação com os serviços e produtos fornecidos. Descubra o que os clientes querem da sua empresa ou os serviços que eles consideram mais valiosos para suas necessidades e objetivos. Para empresas com interação direta com um cliente, forneça opções anônimas para que os clientes forneçam feedback.
Use as redes sociais ou outras ferramentas on-line para obter feedback dos clientes. Permita que os clientes deixem comentários ou apontem fraquezas da empresa fazendo perguntas nas mídias sociais ou em um blog da empresa.
4. Busque desenvolver serviços e produtos de qualidade
Identifique um nível mínimo de qualidade para os produtos ou serviços fornecidos. A chave está no equilíbrio entre qualidade e investimento. O objetivo de qualquer negócio é melhorar os produtos sem exceder um orçamento.
A direção precisa participar ativamente nos processos de tomada de decisão. Converse com profissionais das diferentes áreas para obter insights sobre como melhorar os produtos sem aumentar os custos. Discuta maneiras de reduzir o tempo necessário para atingir metas específicas, sem reduzir a qualidade do produto ou serviço final.
Ao envolver diferentes profissionais no processo de tomada de decisão, um líder ganha várias perspectivas e ideias sobre melhores formas de melhorar a organização.
5. Utilize a Tecnologia
Ferramentas tecnológicas desempenham um papel essencial na eficiência e eficácia de uma empresa. Faça uso de computadores, tablets ou smartphones para melhorar a eficiência. Use software ou ferramentas de compartilhamento para manter diferentes membros de uma equipe atualizados com o estado de um projeto, mesmo quando eles não estiverem trabalhando ativamente em uma parte específica.
Trabalhe com profissionais de TI para determinar as melhores formas de proteger as informações comerciais e do cliente sem exceder um orçamento definido.
Use softwares específicos para melhorar a eficiência ou a eficácia. Por exemplo, use planilhas para melhorar a organização ou configure um sistema para toda empresa compartilhar informações entre diferentes setores.
Parte fundamental de qualquer processo, departamento e empresa são as pessoas.