Uma das principais funcionalidades do Módulo de Controle Financeiro é a comunicação com bancos para cobrança de títulos. Esta funcionalidade está se modernizando cada vez mais!
O projeto de instruções bancárias, além de abrir a possibilidade de enviar outras instruções de cobrança, também viabilizou a comunicação on-line com bancos.
Até então, o SIGER® sempre gerava arquivos de cobrança em formato texto que deveriam ser transmitidos aos bancos correspondentes via home banking. Agora, o Time Controladoria e Finanças está focado nos projetos de comunicação on-line, o qual foi iniciado com o Web Service do Banrisul.
Porque iniciar com o Banrisul?
- Este foi um dos primeiros bancos que encontramos layouts para comunicação on-line.
- Este banco está em 3º lugar no ranking de uso da remessa de cobrança.
- A Rech utiliza este banco para suas transações bancárias e será o cliente piloto para homologação destas rotinas.
O que mudou no SIGER®?
1) As configurações no local de cobrança
Implementado o campo de comunicação para remessa, permitindo indicar se esta é via arquivo ou on-line. Na segunda tela também é possível indicar se a comunicação está em homologação ou se já está em produção.
2) O gerenciador de instruções bancárias
Quando o local está configurado com a comunicação on-line, no gerenciador fica disponível o botão “Remessa on-line“:
Este simples botão faz toda a mágica acontecer! Ao clicar, cada uma das instruções do lote são enviadas via web service para o Banrisul.
O retorno é imediato: por exemplo, ao clicar para enviar a entrada de um título, já é retornado instantaneamente se o mesmo foi aceito ou rejeitado e qual foi o motivo de ocorrência caso haja rejeição.