Foram disponibilizados no SIGER® novos campos permitindo configurar, nas CFOPs das notas transportadas, dados para tributação de PIS/COFINS e conta contábil a serem utilizados em movimentos de aquisição de frete pela empresa, em movimentos cobrados por CT-e.
Antes da existência destas configurações, quando a empresa possuía diferentes situações de tributação/contabilização, era necessário cuidado pelo usuário para informar, alterando as informações a cada movimento ou criando sequências para os CFOPs de frete e ainda observar para selecionar a sequência de CFOP correta conforme a nota transportada. Muitas vezes, só era possível identificar visualizando documento antes de importar ou após o acesso à janela para informar as notas transportadas para o rateio do frete. Com este novo recurso, podem ser definidas as configurações e a carga delas será automática, conforme pré-definido na tabela de CFOPs das notas transportadas.
Para atender a estas situações, foram disponibilizados inicialmente dois novos campos na manutenção de empresas, botão [Lançamento NF], para indicar se deve detalhar para CT-e de notas transportadas de saída os itens conforme as notas transportadas, semelhante ao que já fazia para casos de notas transportadas de entrada/compras, e outro para indicar se o item do CT-e deve seguir tributações de ICMS, PIS e COFINS do item da nota transportada.
Na tabela genérica de Naturezas de operação ICMS/IPI (tabela de CFOPs), quando não for operação de transporte, passou a acessar na segunda janela de manutenção um novo botão [Dados para frete], no qual há campos para configurar dados para a contabilização de CT-e cujo item transportado tenha utilizado o CFOP em manutenção. Também é possível indicar CSTs e natureza de base de crédito do PIS/COFINS específicas para itens transportados da CFOP. Se estes campos de tributação forem configurados com a opção “00-Aceita todos”, o SIGER® manterá as inicializações destas informações já existentes e aplicadas antes da existência deste novo recurso de configuração.
A partir destas janelas, é possível consultar o Help do SIGER® com mais explicações sobre cada um dos novos campos de configuração.