Visando preparar o ERP SIGER® para atendermos ao SST do eSocial, cujo início foi adiado para julho/2019, foi necessário desenvolver um controle de Saúde Ocupacional através de ambientes e adaptar as rotinas existentes, como por exemplo, o documento de PPRA.
Antes o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é montado a partir da busca dos riscos associados ao departamento, seção e cargo do funcionário. O PPRA é composto pela organização da empresa, mapa de riscos e valores de intensidade medidos dos riscos.
Essa abordagem ainda é válida, porém o eSocial permite um nível de detalhamento dessas informações que a atual estrutura não permitia. Por exemplo:
Empresa: foi criado um campo, para que seja indicada a forma desejada para organização dos ambientes de trabalho.
Tabela: foi criada a tabela por empresa no Módulo Folha de Pagamento, onde são aceitas as informações necessárias para gerar a Tabela S-1060 como: tipo de local, identificação do empregador e descrição longa.
Ambiente no funcionário: foi criada a opção Ambiente de Trabalho que é possível informar mais de um ambiente aos quais o funcionário está exposto.
PPRA por ambiente: a manutenção do PPRA foi adaptada para prever a possibilidade de registrar os riscos e medições por ambiente, visando atender ao layout do eSocial.
Clique aqui para conhecer todos os módulos de Recursos Humanos.
Por:
Carolina Haubert Macks
Desenvolvedora