Seu estilo de gestão dependerá de seus objetivos específicos, de sua organização e das pessoas envolvidas. Cada estilo tem seus próprios benefícios e desvantagens – você não encontrará um estilo único que se adapte a todas as situações. Em vez disso, você precisa identificar seus traços de caráter, seu temperamento, os tipos de funcionários que você tem e as necessidades de sua empresa para escolher a abordagem certa.
Neste artigo, apresentamos sete tipos de estilos de gestão para uma liderança eficaz e suas vantagens e desvantagens, além de listar algumas maneiras de melhorar seu estilo de gerenciamento pessoal.
O que é um estilo de gestão?
Um estilo de gerenciamento descreve os métodos que uma pessoa usa para gerenciar um indivíduo, reunião, projeto, grupo de pessoas ou organização. Seu estilo de gerenciamento pode informar aos outros como você organiza o trabalho, toma decisões, planeja e usa a autoridade. Você pode usar uma variedade de estilos de gerenciamento em sua vida profissional, dependendo de vários cenários.
Gerentes eficazes usam diferentes estilos de gestão para apoiar suas necessidades e objetivos a qualquer momento. Ao decidir qual estilo de gerenciamento usar, eles podem considerar alguns dos seguintes fatores:
- O volume de trabalho a ser concluído e a rapidez com que deve ser feito
- A indústria e a cultura da empresa
- Sua personalidade e qualidades de gestão
- A equipe e os objetivos da empresa
- As atitudes e personalidades das pessoas que estão gerenciando
Tipos de estilo de gestão
Embora você possa usar uma mistura de estilos de gestão, existem alguns estilos comuns para organizar e liderar uma equipe:
1. Autoritário
Um gerente autoritário segue uma abordagem de cima para baixo para liderar. Nesse estilo, os gerentes tomam decisões quase inteiramente sozinhos. Eles definem políticas claras e específicas que todos devem seguir e normalmente não solicitam feedback dos funcionários.
Vantagens: Este estilo é útil quando a eficiência é importante e em situações de crise quando é necessário tomar decisões eficazes rapidamente.
Desvantagens: Ideias novas e inovadoras raramente surgem em um estilo de gerenciamento autoritário e, quando aplicadas nas circunstâncias erradas, também podem levar a uma maior rotatividade.
Exemplo: Muitos restaurantes usam um estilo de gerenciamento autoritário. Os comensais esperam um serviço ordenado e comida de qualidade. Uma vez que a maioria dos restaurantes opera com margens estreitas e sofre até mesmo com pequenos erros, uma administração confiável funciona bem para manter todos focados nos resultados e na eficiência.
2. Consultivo
Os gerentes consultivos pedem feedback aos funcionários de forma consistente e levam as preocupações dos funcionários a sério. Frequentemente, eles têm uma política de portas abertas que incentiva os funcionários a compartilhar o que está e o que não está funcionando na organização. Embora os gerentes consultem os funcionários, eles, em última análise, detêm o poder exclusivo de tomada de decisões.
Vantagens: Esse tipo de estilo de gestão geralmente leva a um maior engajamento dos funcionários, maior resolução de problemas em equipe e menos rotatividade.
Desvantagens: um estilo de gerenciamento consultivo nem sempre é tão eficiente quanto um estilo autocrático, pois mais pessoas estão envolvidas na tomada de decisões.
Exemplo: um líder de equipe de um projeto realiza reuniões semanais individuais com cada um dos outros membros da equipe. Eles são solicitados a compartilhar o progresso em suas responsabilidades, o que acham que está indo bem e o que acham que precisa ser melhorado. O líder da equipe usa esse feedback para definir cronogramas, alocar recursos e priorizar metas para a semana seguinte.
3. Democrático ou participativo
O processo de tomada de decisão de um gerente democrático ou participativo é fortemente influenciado por seus funcionários. Esse estilo de gestão inclui comunicação eficaz e abertura em todos os níveis da organização, e funcionários e gerentes trabalham juntos para alcançar os objetivos de sua visão. O estilo de gestão democrático é especialmente eficaz quando se trata de tomar decisões de longo prazo que afetam toda a empresa.
Vantagens: esse estilo normalmente faz com que os funcionários se sintam valorizados e com poderes para contribuir de maneiras significativas. Também os incentiva a explorar todo o seu potencial no trabalho.
Desvantagens: como o estilo de gerenciamento consultivo, também não é tão eficiente. A tomada de decisões frequentemente envolve debates e consultas a várias partes, o que pode levar tempo.
Exemplo: os gerentes de loja costumam usar o estilo de gestão democrática ou participativa. Eles vão contratar membros da equipe que podem trabalhar juntos para concluir o layout da loja, campanhas de marketing e atendimento ao cliente. Esses gerentes atuam como moderadores para ajudar sua equipe a avançar com suas ideias e estão disponíveis para responder a perguntas.
4. Laissez-faire ou Liberal
No estilo de gestão laissez-faire, os gerentes são mais mentores do que líderes. Eles estão disponíveis quando os funcionários precisam de orientação, mas geralmente permitem que os funcionários tomem decisões por conta própria sobre como levar adiante os projetos. A gestão laissez-faire ou liberal tem inúmeras semelhanças com outro estilo denominado “gestão por andar”. Nesse estilo de gerenciamento, os gerentes monitoram o que está acontecendo com os funcionários, mas não se envolvem muito com as tarefas ou projetos do dia-a-dia.
Vantagens: O estilo laissez-faire pode ser eficaz porque dá aos funcionários motivados a autonomia e o espaço de que precisam para serem produtivos. Isso pode ser particularmente útil em um ambiente criativo.
Desvantagens: Como esse estilo de gerenciamento é independente, ele pode fazer com que alguns funcionários se sintam negligenciados ou necessitem de orientação e direção.
Exemplo: Dada a natureza imprevisível da indústria da moda, permitir aos compradores de moda a liberdade de escolher seus próprios produtos geralmente funciona melhor. Contanto que tenham conhecimento e sejam apaixonados, os compradores individuais costumam estar muito mais sintonizados com as tendências da moda do que com o gerenciamento.
5. Persuasivo
Gerentes persuasivos controlam a tomada de decisões, mas trabalham para ajudar os funcionários a entender por que as decisões tomadas pela administração são as melhores para a empresa. Eles compartilham uma justificativa honesta por trás das políticas de tomada de decisão que podem promover um ambiente inclusivo e de confiança. Quando uma organização é bem-sucedida, os funcionários geralmente aceitam decisões de cima para baixo e trabalham duro para implementá-las.
Vantagens: Este estilo instrui e motiva os funcionários com razão e lógica, o que alguns preferem em vez de uma gestão autoritária. Pode ser especialmente útil ao liderar uma equipe menos experiente.
Desvantagens: Embora o gerenciamento persuasivo não seja tão dominante quanto o gerenciamento autoritário, ainda é um processo de comunicação unilateral e os funcionários não têm necessariamente um meio de fornecer feedback.
Exemplo: considere o que acontece quando um especialista externo, como um consultor independente, chega para analisar as operações da empresa. Os funcionários podem ser céticos sobre o que o consultor tem a dizer e podem relutar em implementar as mudanças sugeridas. Gerentes persuasivos serão capazes de convencer os funcionários de que as críticas e recomendações do especialista são válidas.
6. Transformacional
Um estilo de gestão transformacional concentra-se na criação de um ambiente que apoia a inovação. Líderes com esse estilo costumam forçar seus funcionários a definir e alcançar metas, mesmo que isso os deixe um pouco desconfortáveis. Esses gerentes colaboram e inspiram os subordinados diretos a ultrapassar todo o seu potencial e almejar o crescimento profissional.
Vantagens: Adaptabilidade, resolução de problemas e inovação normalmente aumentam com esse estilo de gerenciamento. Pode ser especialmente útil para empresas em setores competitivos que mudam rapidamente.
Desvantagens: Este estilo de gerenciamento requer o tipo certo de funcionários. Se eles não estiverem prontos para se adaptarem ou muitas mudanças ocorrerem muito rapidamente, eles podem não estar dispostos a seguir as ideias de cima para baixo.
Exemplo: muitas vezes você pode encontrar gerentes transformacionais na indústria de tecnologia. Esses gestores estão em constante adaptação ao mercado e desafiam e inspiram seus funcionários a criar produtos extraordinários.
7. Colaborativo
Os líderes colaborativos trabalham em estreita colaboração com os membros da equipe e acreditam que, quando as pessoas se sentem realizadas pessoal e profissionalmente, são mais eficazes e têm maior probabilidade de produzir um excelente trabalho regularmente. Por causa de sua ênfase na satisfação do funcionário e no trabalho em equipe, eles tendem a atingir níveis mais elevados de respeito.
Um líder colaborativo é um excelente estilo de liderança para organizações de qualquer setor e tamanho, mas é especialmente prevalente em organizações sem fins lucrativos. Esses tipos de líderes são excepcionalmente habilidosos para aumentar o moral dos funcionários e ajudar as pessoas a se engajarem novamente em seu trabalho.
Vantagens: Os líderes colaborativos têm a capacidade de aumentar a fidelidade e a produtividade dos funcionários, melhorar o desenvolvimento e a tomada de decisões dos funcionários, cultivar a confiança e criar futuros líderes. Eles também são normalmente mais informados quando se trata dos desafios de realizar o trabalho de sua equipe.
Desvantagens: Os líderes colaborativos podem ficar exaustos ao tentar aumentar a colaboração com e entre os membros de sua equipe. Eles também podem achar difícil criar tempo e espaço para um planejamento estratégico de alto nível.
Exemplo: Um gerente de produto sem fins lucrativos organiza reuniões mensais individuais sobre café com todos que têm preocupações, perguntas ou pensamentos sobre como melhorar ou usar o produto. Este tempo destina-se a ela atender às necessidades e ajudar aqueles que estão usando o produto em qualquer capacidade.
Como melhorar seu estilo de gestão de liderança
Um estilo de gestão incompatível com a pessoa, projeto ou situação em questão pode produzir resultados aquém do ideal. Líderes que optam por um modo de gestão sem questionar seus métodos são normalmente menos eficazes, portanto, basta fazer a pergunta: “Como posso melhorar?” é um bom lugar para começar.
A próxima etapa para melhorar seu estilo de gestão inclui avaliar suas necessidades pessoais e de equipe e compará-las com suas habilidades, experiência e personalidade atuais. Você tem as ferramentas para atender a essas demandas? Do contrário, considere maneiras de fechar sua lacuna de habilidades, identifique marcos para atingir sua meta e acompanhe seu progresso regularmente.
Você também pode pedir feedback construtivo de seus subordinados, colegas ou liderança mais sênior, bem como sugerir treinamento adicional de gerenciamento. Gerentes de sucesso geralmente mantêm flexibilidade, atenção e o desejo de dominar vários estilos de gerenciamento.
Fonte: www.indeed.com