Blog

Acompanhe nossos conteúdos, novidades e insights sobre tecnologia, gestão e inovação.

Geração de Sigla de Situação Especial na Contabilidade

Foi implementado um novo recurso no módulo de Contabilidade para geração de Sigla de Situação Especial, atendendo a necessidade de clientes que precisam entregar duas escriturações de SPED ECD e ECF em função da ocorrência de situação especial no ano. Segundo manuais de declarações ECD e ECF, quando ocorrer situação [...]

Geração da Sigla de Situação Especial na Contabilidade

Foi implementado um novo recurso no módulo de Contabilidade para geração de Sigla de Situação Especial, atendendo a necessidade de clientes que precisam entregar duas escriturações de SPED ECD e ECF em função da ocorrência de situação especial no ano.

Segundo manuais de declarações ECD e ECF, quando ocorrer situação especial decisão parcial ou incorporação (se incorporadora), deve-se gerar duas escriturações do SPED: uma escrituração para os movimentos do período anterior à situação especial e uma escrituração para os movimentos do período posterior à situação especial.

Para correta geração destas duas escriturações o cliente precisava incluir uma nova sigla e replicar todas as informações e movimentos necessários para a sigla nova, gerando muito trabalho manual. Além disso, muitas vezes era necessário ter acompanhamento do suporte para isso.

Com o objetivo de diminuir o trabalho manual do cliente e melhorar a usabilidade do ERP SIGER®, foi implementado o novo recurso no menu CTB 5.5-G para geração da Sigla de Situação Especial, automatizando o trabalho do cliente.

Essa rotina irá fazer automaticamente as seguintes rotinas:

  • Encerramento do exercício na sigla da empresa, na data da situação especial;
  • Criação do plano de contas, exatamente igual ao da empresa, na nova sigla;
  • Implantação do saldo de abertura, com os valores na data da situação especial, na sigla nova;
  • Cópia de todos os lançamentos e lotes, já existentes, na sigla da empresa, após a data da situação especial;

A melhoria está disponível a partir da versão 20.20e.

Para maiores detalhes do funcionamento desta rotina, poderá ser acessado o Help do SIGER®.

Por:
Chen Chun Keong
Desenvolvedor

Posts relacionados

Um novo Módulo de Gestão de Cardápios

Você sabia que o SIGER® possui um módulo de Gestão de Cardápios? Esse módulo, que

Novidades na Seleção Padrão do ERP SIGER®

A rotina de Seleção Padrão do ERP SIGER® recebeu várias melhorias de usabilidade na versão 25.20a, atual Beta.

Pendências bancárias de comunicação online

Com o crescimento da aderência às cobranças online, surgiram novas necessidades no uso desta rotina.