Novo recurso disponibilizado no ERP SIGER® facilita o controle de cobrança de vendas futura!
Uma cobrança de venda futura ocorre quando a sua efetivação é anterior à da entrega da mercadoria. Nesses casos, o valor acordado da venda é faturado antes da entrega, exigindo a emissão de duas Notas Fiscais – uma de cobrança e outra de remessa. É importante, portanto, que a rastreabilidade seja facilitada, visando o melhor controle das vendas e planejamento da empresa em relação aos faturamentos já efetuados.
Pensando nisso, agora é possível gerar automaticamente a nota de cobrança de venda futura, pelo módulo Faturamento, no menu 2.2-C. A cobrança ficará vinculada ao pedido de remessa, permitindo controlar quais cobranças são relativas à cada remessa de forma simplificada, dando mais segurança à operação.
Geração da cobrança de venda futura
Ao acessar o menu (FAT 2.2-C), será necessário informar qual o pedido de remessa para o qual deseja gerar a cobrança. Se o mesmo já tiver sido cobrado, não permitirá a geração de outra nota. Caso contrário, a cobrança, já com as informações de natureza de operação ajustadas, será gerada para posterior emissão.
A função também pode ser acessada pelo Gerenciador de Pedidos (FAT 2.1-G), no botão “Prepar.Nota“, opção Geração Cobrança de Venda Futura.
É importante observar que, após gerada a nota de cobrança, algumas informações do pedido não poderão mais ser alteradas (Cliente, por exemplo).
Informação facilitada
Ao consultar um pedido de remessa cuja cobrança já tenha sido gerada, será possível verificar a nota vinculada. Da mesma forma, se a remessa for emitida, ambas estarão visíveis.
Para controlar quais vendas ainda precisam ser cobradas, criou-se o campo “Posição da cobrança da venda futura“, que indicará se o pedido de remessa já possui cobrança e se ela já foi faturada.
Integração da venda futura com o Financeiro
Como a cobrança da venda futura é efetivada na primeira nota emitida, sendo ela gerada através do pedido de remessa, pode ser necessário configurar as informações financeiras já na remessa. Contudo, a integração com o Financeiro deverá ocorrer apenas na nota de cobrança.
Para facilitar, uma configuração na empresa do Faturamento permite indicar que a remessa de entrega futura não integrará no Financeiro. Dessa forma, mesmo que esteja configurada para tal, nenhum documento será gerado. O parâmetro pode ser acessado pelo menu FAT 1.2-A, botão “Integrações“.
Todos recursos citados já estão disponíveis na versão 20.10h e posteriores.