Desde a Versão 19.20 o ERP SIGER® vem recebendo melhorias relacionadas ao Projeto de Instruções Bancárias. O objetivo desse projeto é implementar recursos e ferramentas que otimizam a integração do SIGER® com os diferentes bancos, para o envio e recebimento de arquivos de remessa e retorno de cobrança.
O projeto irá eliminar o retrabalho e facilitar o cotidiano dos usuários do SIGER® na comunicação com os bancos, principalmente na geração de boletos e envio de remessa, que é uma grande demanda da área financeira hoje.
Gerenciador de instruções bancárias
Na versão 19.20 foi liberada a primeira versão do Gerenciador de Instruções Bancárias no Módulo Financeiro (menu 2.7-I). Nesta versão está disponível o uso apenas para clientes piloto, que utilizam remessa de cobrança para bancos de CNAB 240.
Na versão 20.10 o gerenciador de instruções teve sua interface melhorada, para oferecer melhor usabilidade aos clientes que trabalham com diversos bancos. Além disso, o uso desta funcionalidade passou a contemplar todos os bancos já disponíveis no SIGER®, portanto, o uso da nova funcionalidade está liberado e é recomendado a todos os usuários. Também, nesta versão, foram melhoradas as rotinas para uso de carteira Vendor, facilitando o uso desta modalidade.
Na versão 20.20 a remessa de títulos disponível no menu FIN 2.7-G não existirá mais, portanto, a migração para o uso do gerenciador de instruções será obrigatória.
Bancos Contemplados
Confira os bancos em uso para geração de remessa na nova ferramenta:
- Banco do Brasil
- Tokyo
- Caixa
- Santander
- Rural
- Itaubank
- Sicredi
- Sofisa
- Banco ABC
- Unicred
- Ecocredi
- Ailos
- Banrisul
- Itaú
- Bradesco
- Safra
- Daycoval
- Citibank
- RedFactor
- Order By
- Athena
Possibilidade de enviar alteração de títulos
Até então, para fazer a remessa de cobrança era possível selecionar os documentos do SIGER® e enviá-los via arquivo de remessa para que o banco fizesse a entrada dos títulos para cobrança. A partir da versão 20.10 será possível fazer também outras operações que anteriormente eram realizadas apenas via home banking: as instruções de alteração de títulos.
O que são as instruções de alteração de títulos?
Ao registrar um boleto indicamos para o banco o título que deve ser cobrado dos clientes. As alterações de títulos tratam-se de ajustes que devem ser feitos depois do registro.
Exemplos de instruções de alteração de títulos:
- Alteração de vencimento: Quando o cliente pede prorrogação do prazo do boleto.
- Baixa de título: Quando o cliente paga por outro meio e a cobrança deve ser cancelada.
- Protesto de título: Quando o cliente não paga o título e este deve ser enviado para cobrança em cartório.
- Abatimento de valor: Quando é concedido desconto no título após envio bancário.
Próximos Passos do Projeto de Instruções Bancárias
Confira as melhorias planejadas para as próximas fases:
Na versão 20.20 serão disponibilizados gatilhos para geração de instruções bancárias a partir de rotinas executadas no SIGER®.
Exemplos de automatização:
- Ao gerar um boleto bancário será criada automaticamente uma instrução de entrada de título.
- Ao alterar um vencimento na manutenção de documentos será criada automaticamente uma instrução de alteração de vencimento.
- Ao cancelar a emissão de uma nota será criada automaticamente uma instrução de baixa para cancelar a cobrança do título.
Assim, basta acessar o gerenciador de instruções, gerar o arquivo de remessa com as instruções criadas automaticamente pelo SIGER® e enviá-las ao banco.
Todos estes gatilhos serão configuráveis no local de cobrança, para atender as necessidades conforme o processo de cada empresa.
Se você está na versão 19.20 e utiliza apenas bancos com CNAB 240 ou está na versão 20.10, já pode utilizar esta novidade! Entre em contato com a Rech para maiores informações.
Por:
Fernanda Caroline dos Santos
Desenvolvedora