Integração com ponto Secullum via Web Service

Com o objetivo de ampliar as opções de sistemas de Controle de Ponto com possibilidade de utilização 100% integrada ao módulo de Folha de Pagamento do ERP SIGER®, o Time Recursos Humanos, implementou a integração via API com o Secullum Ponto Web.

Para este desenvolvimento contamos com a participação de um cliente cuja gestão de Recursos Humanos se utiliza dos sistemas de Folha de Pagamento e Saúde e Segurança do Trabalho do ERP SIGER® e do Secullum Ponto Web para os controles de acesso e frequência. A equipe de RH do Cliente contribuiu com o fornecimento de requisitos e, posteriormente, com validação do funcionamento da integração entre os sistemas.

Secullum: Um dos sistemas de ponto mais utilizados no Brasil

A substituição dos controles de ponto mecânicos pelos automatizados demanda aos empregadores não apenas a troca de equipamentos mas também a utilização de sistemas para gestão dos registros. Neste contexto, o Ponto Secullum alcançou projeção nacional e se consolidou como uma das principais opções do seguimento, justamente por ter sido um dos primeiros sistemas de controle de ponto a ser distribuído no Brasil por fornecedores de equipamentos para controles de acesso e frequência, entre eles, alguns dos mais importantes fabricantes de Relógios Eletrônicos de Ponto (REP).

A partir desta estratégia, o Ponto Secullum atingiu a marca de 740 revendas autorizadas espalhadas por todo o Brasil, o que vem mantendo a performance da marca em termos de popularidade, como demonstra o resultado do 26º “Top of Mind de RH”, de outubro de 2023, que teve o Ponto Secullum presente no “Top 5” da categoria “Controle de Frequência”.

Fonte: https://www.secullum.com.br/pt/canal-cliente/perguntas/1134

Um produto da Xapsen Informática Ltda, empresa localizada na Zona Industrial Norte de Campo Bom, que possui 24 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas para controle de ponto, acesso, gestão de academias e clubes, entre outros, e conta atualmente com uma equipe de 70 colaboradores, o Ponto Secullum se apresenta como uma excelente alternativa para utilização combinada com os sistemas do ERP SIGER® para área de Recursos Humanos.

Ponto Secullum x SIGER® Folha de Pagamento

Todas estas credenciais do sistema Ponto Secullum foram devidamente relacionadas ao contexto tecnológico e comercial em que se enquadra o sistema de Folha de Pagamento do ERP SIGER® por meio de pesquisa de mercado realizada pelo Time de Suporte da Área R entre os meses de maio e junho de 2023, que reuniu informações sobre utilização de sistemas de controle de ponto fornecidas por todos os clientes contratantes diretos do módulo de Folha de Pagamento ativos.

O relatório final da pesquisa apontou que 27% destes clientes já utilizam o Ponto Secullum, o que o torna o  sistema de ponto mais popular entre os nossos clientes, sendo que 76% destes se dizem satisfeitos ou muito satisfeitos com o produto / serviço.

**Foram mencionados outros 18 sistemas de controle de ponto.

Contratação da API com ponto Secullum

Os clientes que possuírem o ERP SIGER®, módulo de Folha de Pagamento em versão igual ou superior a 22.20k e o ponto Secullum versão Web Pro, poderão contratar junto a Rech por intermédio do seu GDC, a API de integração com o ponto, tornando os processos do departamento de pessoal mais fáceis e ágeis, pois rotinas como cadastro e alteração de funcionários, inclusão/ alteração e exclusão de afastamentos e cálculos de férias e rescisões, passarão a ocorrer unicamente no SIGER®, que através da API integrará as informações no ponto Secullum.

Implantação da API com ponto Secullum

Após a contratação da API com o ponto Secullum, é necessário que um técnico da Rech realize a implantação da mesma, apesar de simples em quesitos de configurações e tempo estimado para tal, esta etapa é fundamental afim de garantirmos o correto funcionamento desta integração e consecutivamente a satisfação do cliente em relação a sua expectativa com esta contratação (mais agilidade no processo, menor operação por parte do usuário).

Requisições WebService

Este importante recurso foi criado no projeto Integração com Web Service da Insoft4 permite ao usuário o controle do que foi enviado ao ponto, o que está pendente e o que retornou com erro.

Ao acessar o menu FPA 9.A-R uma seleção padrão de requisições será apresentada, nesta é possível o usuário filtrar pontos importantes/ que facilitam sua visualização final, tais como tipo de portal (vagas e currículos, funcionários, ponto…) e a situação da requisição (pendente, com erro, enviado ou todas as opções).

Para requisições com a situação “1-Pendente” é possível fazer uso do botão <Envia Req.> para forçar o envio da mesma. Caso exista alguma inconsistência, o sistema irá apresentar uma mensagem.

Para requisições com a situação “2-Com erro” é possível fazer uso do botão <Consultar> e botão <Corpo da requisição>.

Aqui é possível verificar o que exatamente está sendo enviado na requisição. Este recurso é extremamente importante ao setor de suporte da Folha de Pagamento, uma vez que ao se deparar com uma falha na comunicação com o ponto Secullum, o cliente irá entrar em contato com o suporte para buscar uma solução.