Integração de retenções no financeiro por código de DARF

Até então a integração de retenções no módulo Financeiro a partir do módulo Livros Fiscais era configurada somente nos parâmetros da empresa, limitando a um formato de integração único por tipo de imposto. Através do novo menu LFI 2.9-Y, é possível efetuar configurações específicas por código de DARF a serem aplicadas no lançamento de movimentos de ISSQN.

A configuração atual das retenções pode ser feita na manutenção de empresas dos Livros Fiscais no menu LFI 1.2-A, botão [Dados das integrações], botão [Dados para integração] na área do módulo financeiro, botão [Integ.do.impostos]. Nesta tela pode ser indicando, por tipo de imposto, de que forma deve integrar as retenções:

Entretanto, é bastante comum a necessidade de controlar as retenções de imposto de renda oriundas de notas de serviços tomados pelo código de recolhimento do DARF, gerenciando de forma separada a movimentação financeira e contábil. Para empresas que desejam controlar dessa forma, pode ser mantida a configuração genérica na empresa e passa a ser possível ter configurações específicas no menu LFI 2.9-Y – Config.Integ.Ret.Impostos, que exibe uma manutenção consolidada dos registros conforme exemplo abaixo:

Cada nova configuração incluída solicitará o código do DARF e o período inicial da vigência. Além disso, os demais campos da tela são as configurações específicas que terão prioridade em relação ao padrão que consta na empresa:

O novo recurso aplica-se a lançamentos de ISSQN no menu LFI 2.7 e a conta contábil sugerida pode ser observada antes de confirmar o lançamento através do botão [Históricos/contas] da tela de desdobramentos para integração no módulo Financeiro: