Blog

Acompanhe nossos conteúdos, novidades e insights sobre tecnologia, gestão e inovação.

Manutenção Simplificada de Formulações/Estruturas

Buscando facilitar a manutenção de formulações, a partir da versão 25.10g do ERP SIGER® está disponível a utilização da nova rotina de manutenção simplificada de insumos, que tem como objetivo trazer agilidade e facilitar ajustes nas estruturas. As rotinas apresentadas abaixo já estão disponíveis aos clientes através de botões específicos [...]

Buscando facilitar a manutenção de formulações, a partir da versão 25.10g do ERP SIGER® está disponível a utilização da nova rotina de manutenção simplificada de insumos, que tem como objetivo trazer agilidade e facilitar ajustes nas estruturas. As rotinas apresentadas abaixo já estão disponíveis aos clientes através de botões específicos dentro da Manutenção Consolidada de Formulações/Estruturas, acessível através do menu 1.7-M.

Formulações/Estruturas

No ERP SIGER® formulações ou estruturas são extensões dos cadastros de produtos, indicando os insumos que compõem um determinado produto em conjunto com os processos necessários para o seu desenvolvimento. Elas são estruturadas em combinações, que apresentam variações de características do produto e revisões, que apresentam diferenças nos processos ou materiais da composição de uma mesma combinação.

Também são estruturadas em três níveis, Centros de CustosOperações e Insumos. Uma formulação pode possuir diversos centros de custo, um centro de custo pode possuir diversas operações e uma operação pode possuir diversos insumos.

Diferenças da manutenção atual

Atualmente a janela de manutenção de formulação/estrutura exibe apenas insumos referentes ao Centro de Custo e Operação selecionados no momento, limitando a visualização de todos os insumos utilizados para desenvolvimento do produto. Com a nova janela de manutenção simplificada, todos os insumos da são listados de uma única vez, sem a necessidade de alteração de centro de custo ou operação em foco.

A partir deste novo modo, com foco nos insumos, se torna possível a modificação de centro e/ou operação de maneira simples, com funções de movimentação que permitem realocação e ajustes na sua ordenação, sem necessidade de janelas auxiliares ou remoção e adição do insumo existente no cadastro.

Novas funções

Com a nova disposição de elementos, foram implementadas novas funções que buscam facilitar o uso da rotina. A Manutenção de Roteiros permite configurar os centros de custo e operações, indicando a qual centro de custo uma operação pertence e permitindo ajustes na ordenação de ambos em relação à formulação/estrutura.

Na janela principal foram disponibilizadas funções que auxiliam com o posicionamento dos insumos, com botões que permitem “mover” o insumo tanto para cima quanto para baixo. Essa movimentação do insumo também ajusta a operação do insumo, que pode ser trocada para a próxima configurada no roteiro em conjunto com a troca de posição do insumo. Também é possível inserir um insumo entre outros insumos já existentes por meio da função “Abrir Linha”. E, caso o insumo selecionado possua uma formulação/estrutura, é possível realizar sua manutenção a partir do botão [Alt.Formulação/Estrutura] sem a necessidade de voltar ao menu ou cancelar a operação atual, quebrando uma limitação existente da manutenção atual trazendo maior agilidade aos cadastros.

Também é possível limitar o escopo das alterações em relação a centro de custo e operação, através do botão [Filtros], que limita a carga dos insumos listados conforme opções selecionadas, sendo útil principalmente para formulações/estrutura complexas, que possuem múltiplos centros de custo, operações e insumos. Por fim, também é possível bloquear completamente a alteração de centros de custo e operações, habilitando apenas modificações exclusivas do insumo.

Manutenção de Roteiro

A manutenção do roteiro permite ao usuário configurar dados relacionados aos Centros de Custo e Operações da formulação em manutenção. A janela pode ser acessada através do botão [Man.Roteiro] presente na manutenção simplificada.

A manutenção do roteiro permite alterar as informações a partir de dois grids distintos, sendo que o grid superior é voltado a funcionalidades relacionadas aos Centros de Custo e o grid inferior é relacionado as as Operações. Vale destacar que ambos os grids utilizam a funcionalidade de grid dinâmico, permitindo ao usuário a customização dos campos exibidos durante o uso da funcionalidade.

Além dos botões padrão de inclusão, alteração, consulta e exclusão, a manutenção apresenta também funcionalidades exclusivas à formulação/estrutura em manutenção, que são a alteração da ordenação do Centro de Custo/Operação através dos botões de movimento e a consulta dos insumos relacionados ao Centro de Custo/Operação selecionado na grade.

As novas rotinas tem por objetivo tornar o cadastro e manutenção das formulações/estruturas mais fácil e ágil, agregando funcionalidades em janelas mais dinâmicas, que possam se adaptar ao processo dos clientes, permitindo ajustes mais rápidos e precisos ao reduzir a quantidade de janelas e comandos necessários.

Posts relacionados

Novas formas de pagamento na liquidação da Frente de Caixa 

Na liquidação de documentos da Frente de Caixa passa a ser possível utilizar formas de

Emissão de carta de vencimento via Rech Messenger

Trouxemos uma implementação importante para o processo de envio de cobrança para clientes: agora o

Reestruturação do Cadastro de Veículos

A conclusão de um novo projeto marca uma modernização no cadastro e manutenção de veículos