Quando as pessoas em uma organização sabem que estão trabalhando em direção a uma meta importante, pensam e agem de maneira diferente. No entanto, simplesmente ter metas não é suficiente; o processo de definição de metas deve ser estratégico e bem planejado: você precisa estabelecer metas SMART nos negócios.
Ter metas de qualquer tipo é quase sempre uma coisa boa para uma organização, mas as metas regulares apresentam algumas deficiências. Para começar, sua natureza tipicamente arbitrária significa que, mesmo que você atinja seu objetivo, isso pode não trazer um benefício significativo para sua organização.
Outras vezes, as organizações definem metas que não são verdadeiramente alcançáveis. Embora essas metas possam representar grandes anúncios e ainda inspirar as pessoas a se esforçarem acima e além do normal, muitas vezes levam a uma frustração e decepção mais destrutivas quando, em última análise, não são alcançadas.
Metas regulares também podem ser difíceis de quantificar, tornando difícil para a organização determinar se está ou não fazendo algum progresso. Da mesma forma, a menos que as metas regulares tenham um limite de tempo, é muito fácil para uma organização acabar em um estado de limbo onde nem abandona, nem atinge as metas.
É aqui que as metas SMART nos negócios entram em ação para resolver todas as falhas que vêm com as metas regulares, a fim de fornecer à sua organização o melhor conjunto possível de metas para seu crescimento. Eles ajudam você a economizar tempo e energia, tornando o processo de definição de metas mais eficiente e produtivo.
Quais são as metas SMART?
Metas SMART são definidas como metas com critérios específicos – critérios que são facilmente lembrados usando a sigla SMART, para “ESpecífico”, “Mensurável”, “Atingível”, “Relevante” e “Limite de Tempo”.
Específico: os objetivos não devem ser vagos e obscuros, mas sim claros e concisos.
Mensuráveis: as metas devem ser quantificáveis em algum aspecto para que o progresso possa ser rastreado.
Atingíveis: as metas devem ser desafiadoras, mas não impossíveis e, portanto, decepcionantes.
Relevante: os objetivos devem agregar valor à realização e se alinhar com alguns outros objetivos que você possui.
Limite de Tempo: os objetivos devem ter uma meta de tempo vinculada para manter a motivação.
10 exemplos de metas SMART em negócios
Ao definir metas SMART nos negócios, é uma boa ideia anotar cada um desses critérios e, em seguida, escrever uma frase ou duas sobre como sua meta se encaixa em cada um deles. Se você puder escrever uma meta que se encaixe em cada uma delas, com certeza encontrará uma meta SMART que é definitivamente muito mais benéfica do que uma meta normal.
Objetivo regular: quero reduzir custos.
Objetivo SMART: quero arrecadar R$ 50.000 (mensurável) de capital de negócios para iniciar minha própria confecção de camisetas personalizadas (específico) para que eu possa deixar o emprego regular (relevante) economizando R$ 10.000 por ano do meu salário (alcançável) para o próximo cinco anos (com limite de tempo).
Objetivo regular: quero começar um negócio.
Objetivo SMART: Vou abrir uma loja para vender camisetas personalizadas (específicas), o que me permitirá viver do meu hobby favorito (relevante). Dentro de 10 semanas (com prazo), terei um estoque de 50 camisetas personalizadas para vender e pretendo vender um mínimo de cinco camisetas por semana (mensuráveis), construindo relacionamentos com os clientes através do boca a boca, referências e rede local (alcançável).
Meta regular: Quero fazer meu negócio crescer.
Objetivo SMART: Vou adquirir 10 novos clientes (mensuráveis) para minhas camisetas personalizadas (específicas) dentro de dois meses (prazo), lançando uma campanha de marketing de influenciador de mídia social e oferecendo descontos especiais (alcançáveis). Isso me permitirá expandir meus negócios e aumentar minha receita (relevante).
Meta regular: Quero aumentar as vendas.
Objetivo SMART: para cumprir o objetivo de vendas de reservar R$ 100.000 em pedidos anuais (relevante), cinco vendedores adicionais serão contratados (alcançável) para aumentar as vendas de (específico) em 5% no primeiro trimestre, 10% no segundo, 15% no terceiro e 20% no quarto (mensurável e com limite de tempo).
Objetivo regular: Quero melhorar a qualidade do produto.
Objetivo SMART: para cumprir a meta anual da empresa (com prazo) de reduzir defeitos para menos de 2% do produto enviado (relevante), um novo procedimento de teste e inspeção (alcançável) reduzirá o envio de camisas rasgadas em 10% por trimestre (específico), com dados monitorados semanalmente (mensurável).
Objetivo regular: Quero reduzir as faltas dos funcionários
Objetivo SMART: para cumprir o objetivo prático (relevante) de redução de 50% nas ausências do pessoal (específico) até o final do ano (prazo), a gestão implementará um novo sistema de recompensa e horário de trabalho mais flexível (alcançável) , com resultados de atendimento monitorados trimestralmente (mensuráveis).
Meta regular: quero que meus clientes paguem mais rápido.
Objetivo SMART: eliminar erros no faturamento do cliente (específico), o principal motivador em prazos longos de pagamento (relevante), por meio de novo sistema contábil e treinamento administrativo (alcançável), a ser implementado em um prazo de três meses (limite de tempo); resultados a serem monitorados mensalmente para se manterem em dia com a meta (mensurável).
Objetivo regular: Quero reduzir meus custos de negócios.
Meta SMART: para cumprir a meta de redução de custos (relevante) da empresa de 20% (específica), a gestão se concentrará na redução de erros de produção, como designs errados (alcançáveis), em 10% ao mês por seis meses, depois 5% por seis meses (limite de tempo), monitorado a cada duas semanas (mensurável).
Objetivo regular: Quero escrever um livro de negócios.
Objetivo SMART: para me estabelecer como um especialista (relevante) eu vou escrever um livro de 350 páginas sobre roupas (específico) escrevendo um capítulo de 30 páginas por mês, ou seja, uma página por dia (mensurável). O livro será concluído em 12 meses (com prazo determinado) e, em seguida, publicarei por conta própria no Kindle (possível).
Objetivo regular: Quero me tornar um especialista conhecido.
Objetivo SMART: Vou contratar uma empresa de relações públicas e lançar uma campanha publicitária (alcançável) para me estabelecer dentro de três anos (com prazo) como um conhecido especialista em roupas e moda (específico) que fala publicamente sobre o assunto pelo menos uma vez por mês, é entrevistado todas as semanas e escreve um artigo por mês para uma das principais publicações do setor (mensurável). Isso irá sustentar minha posição como líder inovador (relevante).
Por que as metas SMART são eficazes?
As metas da SMART nos negócios fornecem um propósito à organização e aos seus funcionários, que inspira paixão, lealdade, motivação, produtividade e alto desempenho por meio de uma comunicação clara e aberta. Com o estabelecimento de metas SMART, todos sabem exatamente quais são as prioridades e o que se espera delas.
As metas SMART ajudam os funcionários a ter maior foco, maior motivação, melhor trabalho em equipe e um maior senso de valor por serem capazes de quantificar seu progresso. À medida que o desempenho dos funcionários melhora, os gerentes, por sua vez, tendem a superar os desafios gerenciais comuns, como microgerenciamento, comunicação deficiente e foco disperso.
As metas SMART ajudam os gerentes a criar com eficácia o foco e a motivação de que os funcionários precisam para operar constantemente como empresas de alto desempenho.
Como tornar as metas SMART um hábito?
Para tornar a definição de metas SMART nos negócios um hábito em sua organização, você precisa encorajar os funcionários a ver o quadro geral e também dividi-lo em ações menores. Quanto menores forem os passos, mais fácil será fazer um progresso progressivo e criar impulso para alcançar a meta.
É fundamental desenvolver e usar uma fórmula sistematizada onde você anota tudo para ter um registro do que você está almejando e como pretende alcançá-lo, por exemplo, a planilha SMART abaixo:
Específico: o que a meta alcançará? Como e por que isso será realizado?
Mensurável: Como você medirá se a meta foi alcançada ou não (liste pelo menos duas maneiras)?
Atingível: é possível? Outros fizeram isso com sucesso? Você tem o conhecimento, as habilidades e os recursos necessários para cumprir a meta? Ele vai desafiá-lo sem derrotá-lo?
Relevante: Qual é a razão, propósito ou benefício de atingir a meta?
Limite de tempo: qual é a data de conclusão estabelecida e essa data de conclusão cria um sentido prático de urgência?
Fonte: inside.6q.io