Dicas de segurança na hora de pagar o seu boleto
O golpe do boleto com a adulteração de dados bancários ocorre diretamente no computador do destinatário. Assim, quando você realiza o pagamento de um boleto adulterado, o dinheiro vai direto para a conta dos criminosos.
Abaixo mostramos algumas dicas para evitar que você caia no golpe:
Prevenção de Ataques
Instale um bom antivírus (corporativo, se você está em uma rede empresarial) e mantenha os Sistemas Operacionais sempre atualizados.
Links Maliciosos
Nunca abra mensagens de e-mail com anexos ou clique em links de fontes desconhecidas. O mesmo vale para mensagens recebidas via Skype, Whatsapp e outras mídias sociais. Estes links costumam direcionar para a instalação de algum programa espião que vai contaminar seu computador/dispositivo e o criminoso pode assumir o controle do mesmo e/ou coletar dados.
Como conferir a autenticidade do boleto
1 – Banco emissor:
- A identificação do banco cobrador é feita pelos três primeiros dígitos da linha digitável (aquela sequência numérica que fica logo no topo do boleto) e devem ser iguais ao código do banco.
- A logomarca do banco impressa no boleto também deve ser coincidente com o código do banco.
- Você pode obter a lisa dos códigos de bancos na página da FEBRABAN.
- A Rech somente envia boletos dos seguintes bancos:
- 041- BANRISUL
- 033- SANTANDER
2 – Informações do beneficiário:
- A linha digitável deve conter o código do cedente/beneficiário e, ao final, o valor do documento.
- O código do cedente e o valor também se encontram no corpo do boleto e devem coincidir com o que está na linha digitável.
Veja como identificar os números no boleto
Clique na imagem para ampliar.
Plataforma DDA
3- Todos os boletos emitidos pela RECH estarão disponíveis na plataforma DDA.
- Ao pagar, fique atento às informações do “Beneficiário” e “Beneficiário Final”. A Rech não repassa nem endossa os títulos para cobrança por terceiros, então o Beneficiário e o Beneficiário final sempre serão: Rech Informática Ltda – CNPJ: 93.419.380/0001-84
- Da mesma forma que no boleto, confirme o “Banco de destino” do boleto.