Blog

Acompanhe nossos conteúdos, novidades e insights sobre tecnologia, gestão e inovação.

Novidades na Seleção Padrão do ERP SIGER®

A rotina de Seleção Padrão do ERP SIGER® recebeu várias melhorias de usabilidade na versão 25.20a, atual Beta. Com base em feedback recebido dos colaboradores e clientes, o time infra.BD implementou funcionalidades que buscam agilizar o processo de aplicação de filtros em tabelas do banco de dados. Além disso, um novo recurso dá dicas sobre [...]

A rotina de Seleção Padrão do ERP SIGER® recebeu várias melhorias de usabilidade na versão 25.20a, atual Beta.

Com base em feedback recebido dos colaboradores e clientes, o time infra.BD implementou funcionalidades que buscam agilizar o processo de aplicação de filtros em tabelas do banco de dados. Além disso, um novo recurso dá dicas sobre o desempenho da seleção ativa, permitindo que os usuários façam filtros mais úteis em relação a cada possível uso a partir da interface. 

Tópicos abordados neste blog: 

  1. Score de desempenho;
  2. Incluir valores vazios a um filtro;
  3. Melhorias na interface da janela de aceitação;
  4. Relevância dos filtros adicionais;
  5. Seleção de registros no inclui/exclui;
  6. Copiar e colar lista de registros no inclui/exclui.

Score de desempenho 

Seleções muito abertas podem fazer com que o desempenho seja afetado por conta da grande quantidade de registros filtrados. Por isso, um indicador de velocidade foi adicionado para simbolizar o custo de processamento da seleção atual.

É possível ver sugestões para melhorar esses filtros clicando no botão “Filtros ativos” ou pressionando F4 na janela de Seleção Padrão. A janela contém um resumo da eficiência dos filtros, com uma pontuação inteligente atribuída pelo sistema com base no total de registros que serão exibidos em comparação com o tamanho da tabela na base de dados.

Uma menor quantidade de registros exibidos na tela, além da performance e velocidade de processamento, pode ser mais útil para o usuário. Por isso, algumas recomendações que podem ser úteis com base nos filtros atuais são adicionadas logo abaixo da lista de boas práticas.

Incluir valores vazios ao filtro 

Essa opção foi adicionada após uma demanda para não aplicar filtro em datas cujo conteúdo é vazio. Para permitir que os usuários pudessem configurar isso para cada campo de data que pudesse ter conteúdo zerado em algum momento, uma opção foi adicionada à interface principal da Seleção Padrão. 

Mais recentemente, essa funcionalidade foi expandida para campos numéricos e alfanuméricos não obrigatórios. Isso permite filtrar por todos os registros que tenham vínculo a um filtro FK avançado ou que não correspondam ao filtro, por exemplo. 

Assim, é possível selecionar todos os registros que: 

  • correspondam aos filtros feitos para o campo; ou
  • cujo valor na base de dados seja “vazio” ou nulo.

Melhorias na interface 

Organizamos algumas funcionalidades buscando facilitar a experiência do usuário com base em suas ações mais frequentes. 

O filtro padrão para campos de texto comum (como “Descrição”, “Abreviação” e “Cidade”) passa a ser “qualquer palavra”, em vez de “está entre”. Esse filtro faz com que a busca no banco de dados procure por registros com qualquer uma das palavras digitadas nesse buffer. Os filtros antigos não foram alterados. 

Além disso, os botões de reticências (que abriam as telas de inclui/exclui e filtros avançados) foram movidos e receberam legendas para maior acessibilidade. 

Relevância dos filtros adicionais 

Agora ficou mais fácil encontrar campos específicos nos filtros adicionais. Ao clicar no botão ou pressionar F2, a ordenação padrão dos campos é por relevância. Isso significa que os campos mais importantes da tabela aparecem no topo da página, o que deve facilitar a escolha sem a necessidade de busca em grande parte dos casos. 

  • Relevância alta: campos que pertencem à chave principal;
  • Relevância média: campos que pertencem a alguma chave;
  • Relevância baixa: outros campos da tabela da base de dados. 

Seleção de registros no inclui/exclui 

A janela que permite selecionar registros a incluir ou excluir no filtro teve a usabilidade aprimorada com novas opções de exportação e um design mais compacto. 

Agora, na mesma janela, é possível alternar entre um grid de digitação e um grid de seleção de registros. Isso deve facilitar ao marcar uma série de registros em uma tabela com poucos registros, por exemplo, de forma semelhante a um campo enumerado. Antes, essa opção ficava menos acessível em uma subjanela. 

Copiar e colar lista de registros no inclui/exclui 

As opções de importação e exportação foram expandidas e receberam botões na parte inferior da janela. Agora, também foram adicionadas opções de copiar (Alt+F2) e colar (Alt+F3) a lista de registros a partir da área de transferência do computador. Essas funcionalidades devem acelerar o uso da rotina pelo usuário. 

  • F3 – Importar de arquivo;
  • Alt+F3 – Importar da área de transferência (Colar);
  • F2 – Exportar para arquivo;
  • Alt+F2 – Exportar para a área de transferência (Copiar).

Disponível na versão 25.20 

Essas foram as principais implementações recentes do time infra.BD na Seleção Padrão e seguimos coletando feedback para a melhoria contínua dos nossos frameworks.

Esses novos recursos da Seleção Padrão buscam aumentar a eficiência, facilitar a configuração de filtros e tornar a interface mais intuitiva para usuários experientes ou que começam a usar o sistema pela primeira vez. Ao tornar as rotinas mais acessíveis, fazemos com que a curva de aprendizado para uso do ERP SIGER® seja menor e a produtividade aumente, uma vez que esse framework pode ser encontrado em praticamente todos os menus do sistema e é usado pelos clientes várias vezes por dia. 

Todas estas implementações estarão disponíveis a partir da versão 25.20

Posts relacionados

Um novo Módulo de Gestão de Cardápios

Você sabia que o SIGER® possui um módulo de Gestão de Cardápios? Esse módulo bem esquecido dentro do

Pendências bancárias de comunicação online

Com o crescimento da aderência às cobranças online, surgiram novas necessidades no uso desta rotina.

Rech Edu: Inteligência Artificial que Transforma o Treinamento Corporativo

No dinâmico mundo corporativo de hoje, a capacitação contínua é a chave para o sucesso.