Blog

Acompanhe nossos conteúdos, novidades e insights sobre tecnologia, gestão e inovação.

Novo Módulo: Planejamento de Cardápios

Nas empresas do ramo de produção de refeições, um planejamento é fundamental para a organização dos materiais, custos e entregas. Para esses controles, o SIGER® passa a contar com o Planejamento de Cardápios, o novo adicional do módulo Gestão de Cardápios.

O planejamento de cardápios funciona como uma programação de pedidos no Gestão de Cardápios. Para cada dia do período do planejamento é gerado um pedido do cardápio que irá conter os pratos e produtos avulsos a serem produzidos e/ou remetidos para o cliente, conforme as configurações definidas para o centro de custo.

Configurações do sistema

Nos parâmetros dos sistema encontram-se as configurações referentes ao planejamento de cardápios. Acesse através do menu 1.1-P, botão [Gestão de Cardápios].

Configurações no Centro de Custo

As configurações definidas no centro de custo representam um contrato/acordo com o cliente com relação aos pratos que deverão ser servidos, o número de refeições previstas para cada dia da semana e os produtos avulsos a serem remetidos.

Também podem ser definidas as restrições para o centro de custo, cadastradas através de observações ou por uma seleção de ingredientes não aceitos pelo cliente.

Restrições

As observações de restrição serão exibidas na manutenção do planejamento de cardápios. A lista de produtos de restrição será considerada na validação dos pratos do planejamento, impedindo a utilização de pratos que contenham algum produto restrito.

Tipos de cardápio

Um centro de custo pode ter vários tipos de cardápio, sendo que cada um representa um serviço que é realizado para o cliente. Exemplo: Café da manhã, Almoço, Janta.

Para cada tipo de cardápio do centro de custo é possível definir as configurações do planejamento de cardápios através do botão [Planejamento].

Tipos de prato

No centro de custo é definida a lista de tipos de prato que irá compor o cardápio, sendo que um tipo de prato pode se repetir N vezes no planejamento de cardápios. Exemplo: 2 opções de carne, 3 opções de salada.

Na manutenção do planejamento de cardápios deverá ser informado um prato correspondente a cada tipo de prato, conforme definido no centro de custo.

Refeições

É possível configurar o número de refeições por dia da semana e por público-alvo no centro de custo, utilizado na previsão de custos e na geração dos pedidos a partir do planejamento.

Produtos avulsos

Os produtos avulsos do centro de custo serão adicionados nos pedidos do planejamento conforme a periodicidade configurada. Por exemplo, produtos com periodicidade semanal serão adicionados em todos os pedidos do dia da semana definido.

A quantidade do produto pode ser fixa ou calculada conforme o número de refeições do dia.

Para facilitar a manutenção dessas configurações no centro de custo, é possível importar os dados do planejamento de outro tipo de cardápio do centro de custo ou a partir de outro centro de custo.

Manutenção do Planejamento de Cardápios

A manutenção do planejamento está disponível no menu:

O planejamento pode ser do tipo padrão ou por centro de custo, e é cadastrado por período tipo de cardápio. Um planejamento padrão poderá servir como base para a geração do planejamento dos centros de custo.

A montagem do planejamento consiste em definir a lista de pratos e o prato correspondente para cada dia do período. Para esse processo a manutenção do planejamento de cardápios conta com diversos atalhos e facilitadores para auxiliar o usuário.

  • [F2-Alt.Prato] para incluir ou alterar o prato da célula selecionada
  • [F5-Copiar] para copiar o prato da célula selecionada
  • [F6-Colar] para colar o prato na célula selecionada
  • [Replicar] para copiar uma lista de pratos de um dia para outros dias

Na janela de manutenção dos pratos do planejamento (janela acima), cada linha do grid corresponde a um tipo de prato, e cada coluna do grid é um dia do período. Portanto, cada célula é o prato referente àquele tipo de prato para o dia.

No prato do planejamento, o Percentual do prato é um fator multiplicador aplicado ao número de refeições do item do pedido, e serve para direcionar a produção para mais ou para menos conforme o consumo.

No planejamento padrão os tipos de prato são definidos manualmente, mas há a possibilidade de importar os dados de outro planejamento para agilizar o cadastro, através do botão [Importar].

Já no planejamento dos centros de custo a lista de tipos de prato é carregada automaticamente a partir do cadastro. Dessa forma, ao utilizar o recurso de importar os dados do planejamento padrão, o cadastramento dos planejamentos por centro de custo pode ser totalmente automatizado.

  • Na inclusão do planejamento do centro de custo, se existir planejamento padrão para o mesmo período e tipo de cardápio, o sistema questiona se deseja importar.
  • Também podem ser gerados os planejamentos para múltiplos centros de custo simultaneamente a partir de um planejamento padrão, no menu B-Gestão de Cardápios (CST) 2.6-P-Geração de Planejamento dos Centros de Custo.

Totais do planejamento

No botão [Totais] é possível visualizar os custos totais do planejamento, onde são considerados os custos dos pratos, o número de refeições previstas e os produtos avulsos configurados no centro de custo.

No planejamento padrão é considerado uma refeição para o cálculo do custo do prato. Além disso, como o custo do prato do cardápio depende do centro de custo (para localizar as gramagens e as respectivas quantidades dos itens do prato), é utilizado no cálculo o centro de custo padrão configurado na empresa.

No planejamento do centro de custo são consideradas as refeições previstas do cadastro. Para o cálculo do custo do prato são consideradas as gramagens do centro de custo do planejamento.

O detalhamento do cálculo pode ser consultados nos respectivos botões.

Geração de pedidos do planejamento

geração dos pedidos a partir do planejamento de cardápios de centros de custo pode ser feita no final da manutenção do planejamento ou através do botão [Gera Pedidos] na Manutenção Consolidada (CST 2.6-M).

Como os pedidos são gerados:

  • Será gerado um pedido do cardápio para cada dia do planejamento.
  • Cada pedido será composto pelos pratos do dia e pelos produtos avulsos do dia.
  • Os produtos avulsos diários serão incluídos nos pedidos dos dias em que há refeições previstas, conforme o cadastro do centro de custo.
  • Os produtos avulsos semanaisquinzenais mensais serão incluídos nos pedidos do dia da semana ou dia do mês definido, conforme o cadastro do centro de custo.

Os pedidos gerados podem ser conferidos logo após a geração através da manutenção consolidada de pedidos do cardápio, aceita no final do processamento. O SIGER® mantém uma vinculação entre o planejamento e os pedidos, portanto essas entidades não podem ser alteradas depois que os pedidos forem gerados.

Geração de pedidos para produtos avulsos

No centro de custo os produtos avulsos podem ser configurados com periodicidade “manual”, quando não há um dia pré-estabelecido para enviar ao cliente. Para esses produtos é possível gerar pedidos automaticamente através do menu:

Posts relacionados

Pendências bancárias de comunicação online

Com o crescimento da aderência às cobranças online, surgiram novas necessidades no uso desta rotina.

Rech Edu: Inteligência Artificial que Transforma o Treinamento Corporativo

No dinâmico mundo corporativo de hoje, a capacitação contínua é a chave para o sucesso.

SIGER® Web embarcado

O SIGER® Web embarcado é o novo modelo de acesso ao SIGER® que promete revolucionar nosso ambiente Rech Cloud! Saiba