Após a modernização das rotinas de gráficos do ERP SIGER®, o Gerador de Relatórios também passou a utilizar todos os recursos disponíveis nessa nova rotina. Diversos recursos foram incrementados, confira alguns deles.
Abaixo, conheça a tela com todas as configurações possíveis.
Para saber configurar os gráficos de forma correta e explorar todos os recursos disponíveis, é necessário entender o que é domínio e série, pois vários recursos são baseados em domínios e séries.
Entendendo sobre domínios e séries
Quando o relatório possuir 2 agrupamentos, os domínios do gráfico serão formados pelos dados do 1º agrupamento.
Por exemplo, se o relatório tiver o 1º agrupamento de UF e o 2º agrupamento de cidade, a UF será o domínio e a cidade será a série.
Na imagem abaixo é possível visualizar essa explicação, partindo da configuração dos agrupamentos e depois na visualização do gráfico.
Confira as principais configurações dos gráficos
- Colunas: gráfico no formato de barras verticais
- Area: gráfico no formato de área
- Barras horizontais: gráfico no formato de barras horizontais
- Linhas: gráfico em linhas
- Pizza: gráfico no formato de pizza
- Radar: para exibir um gráfico de radar é necessário processar ao menos 4 domínios
- Mapa do Brasil por UF: para exibir um mapa do Brasil por UF é necessário agrupar o campo de UF no relatório (o relatório deve ter somente esse agrupamento)
- Mapa de cidades do RS: para exibir um mapa de cidades do RS é necessário agrupar o código do município e selecionar somente a UF do RS
Tipo de gráfico com múltiplas séries
Alguns relatórios podem exibir diversos campos de valor ou quantidade (séries), e essa configuração permite indicar como esses campos serão exibidos. As séries do gráfico podem ser agrupadas no mesmo gráfico ou pode gerar um mini gráfico separadamente para cada série.
Essa configuração é válida somente se o relatório possuir 1 nível de agrupamento.
Linha de tendência
O que é uma análise de tendência?
A análise de tendências é um aspecto da análise de negócios que tenta prever o movimento futuro de um produto ou serviço no mercado com base nos dados históricos e estatísticos. Com isso, é possível definir estratégias de atuação para ganhar mercado.
Por:
João Batista Dazzi Machado
Desenvolvedor