A rotina de rastreamento de pedidos foi adaptada para a nova rotina de controle de etapas, entenda o que mudou.
Durante o projeto do Módulo de Telemarketing/SAC surgiu a necessidade de criar uma rotina que controlasse tarefas e/ou fluxos internos da empresa, permitindo cada operador ter suas tarefas, com informações específicas para cada uma dessas etapas/tarefas.
Verificou-se durante a análise que essa rotina seria muito semelhante ao que já existia no rastreamento dos pedidos. Dessa forma, a rotina adaptada para utilizar o novo controle de etapas.
Veja as semelhanças:
As duas rotinas, embora muito semelhantes, tinham algumas diferenças que foram ajustadas para manter a compatibilidade. Os principais ajustes foram:
- Criação do controle sequencial de etapas;
- Mudança de etapas por gatilhos;
- Permissões do operador para o rastreamento de pedidos.
Controle sequencial de etapas
Enquanto no protocolo do SAC as etapas são gerenciadas em paralelo (ou seja, uma etapa é independente da outra), no pedido uma etapa só pode ser feita uma após a outra, de forma sequencial e não permitindo ter etapas em paralelo, esse comportamento foi mantido para a rotina de rastreamento de pedidos, já pensando que no futuro possa ser um comportamento parametrizado, pois depende do processo do cliente em relação a cada etapa. Para manter esse comportamento foi necessário:
- Bloquear botão “Incluir”
- Bloqueado pois serve para adicionar etapas em paralelo
- Criar botão “Incluir próxima”
- Inclui uma nova etapa encerrando a etapa anterior e gravando o sequencial da etapa anterior
Com a nova rotina de etapas, agora também é possível encerrar a última etapa, finalizando o processo como um todo. Na rotina antiga de etapas isso não acontecia e a última etapa ficava aberta para sempre.
Mudança de etapas por gatilhos
O pedido mudava de etapa de forma automática, conforme configurações de gatilho nas etapas quando:
- Pedido for faturado
- Pedido for conferido (totalmente ou parcialmente)
- Pedido for separado
Tivemos que manter esse comportamento para nova rotina, então já criamos de uma forma que ficará mais fácil para implementar nas próximas entidades.
Permissões do operador para o rastreamento de pedidos
As permissões de operadores já tinham sido criadas para atender as etapas do protocolo e também foram aplicadas no rastreamento de pedidos. Com isso, agora é obrigatório ter operador para utilizar a funcionalidade de rastreamento de pedidos.
Vantagens de utilizar a rotina genérica de etapas
- Os recursos criados podem ser disponibilizados para todas as entidades;
- É muito mais fácil aplicar esse recurso em uma entidade do que criar do zero;
- Como todas etapas ficam gravadas em um lugar só, o gerenciador de etapas abrange as etapas de todas as entidades.
A nova rotina de rastreamento já está disponível a partir da versão 19.10a.