Com a conclusão do projeto TEF 100%, o processo de pagamento TEF no SIGER® ficou muito mais rápido e prático, possibilitando também a liberação de novas implementações, tais como, permitir realizar o pagamento TEF sem digitar a bandeira, sendo ela carregada após a transação e a captura do CPF do comprador através do equipamento Pin Pad.
TEF 100% integrado
A integração do TEF (Transferência eletrônica de fundos) com o SIGER® é feita através de troca de arquivos com um programa externo, conhecido como gerenciador padrão. O gerenciador padrão é o responsável pela transação TEF, ele que faz a leitura do cartão, senha e demais informações da transação.
Para realizar um pagamento TEF, o SIGER® cria um arquivo de solicitação com as informações necessárias para acionar o gerenciador padrão, porém, as informações enviadas são mínimas, tais como: identificação da operação, número do documento fiscal, valor. Dessa forma, ao abrir o gerenciador padrão, o usuário precisa informar novamente o tipo da transação (Crédito/Débito), rede, quantidade de parcelas, juros (Lojista/Estabelecimento), sendo essas informações já foram preenchidas no SIGER®.
Com as implementações do TEF 100% integrado, foi eliminada a necessidade do usuário digitar novamente as informações do pagamento no gerenciador padrão, deixando o processo muito mais rápido e seguro.
Como utilizar o TEF 100% integrado?
Deve ser configurado o modelo do gerenciador padrão TEF e indicar o carregamento da forma de pagamento no terminal pelo menu PDV 1.4-A (tabela 16), botão TEF. Quando configurado para pré-carregar a forma de pagamento, o SIGER® enviará mais informações da forma de pagamento, como o tipo da operação (Débito, Crédito), rede, quantidade de parcelas, tipo de juros (Loja/Estabelecimento), evitando que o operador tenha que re-digitar essas informações.
Manutenção do terminal:
Simulação do pagamento TEF com o parâmetro Pré-carrega forma de pagamento desmarcado:
Nesta simulação podemos ver que após o preenchimento da forma de pagamento no SIGER®, ao abrir o gerenciador padrão (neste exemplo da Pay&Go), é solicitado que o usuário informe novamente a Rede, Tipo de pagamento e quantidade de parcelas.
Simulação do pagamento TEF com o parâmetro Pré-carrega forma de pagamento marcado:
Agora com o TEF 100% integrado ativo, podemos ver que ao abrir o gerenciador padrão, irá solicitar apenas para digitar o cartão, quando em ambiente de produção, só irá solicitar para passar o cartão e informar a senha. No comprovante do pagamento TEF, mostra as informações do pagamento informadas no SIGER®.
A definição do modelo do gerenciador padrão TEF, na manutenção do terminal, é muito importante para que o TEF 100% integrado funcione corretamente, pois é a partir do modelo selecionado que o SIGER® irá adicionar as informações necessárias no arquivo de solicitação TEF.
Bandeira do cartão
Agora é possível avançar na tela de pagamento no SIGER® sem informar a bandeira na forma de pagamento. Para habilitar esse recurso, é necessário que tenha cadastrada nas forma de pagamento para venda da empresa, menu PDV 1.2-A, botão Pagamentos p/ Venda, botão Cartões – TEF, alguma forma de pagamento com o gerenciador TEF (Banrisul, Cielo/Redecard, Hipercard) configurado.
Como funciona:
Ao deixar a bandeira da forma de pagamento em branco, depois que a transação TEF for realizada pelo gerenciador padrão, o SIGER® faz a leitura do arquivo de retorno da transação e carrega para forma de pagamento a bandeira utilizada na transação. Caso não seja localizada a bandeira da transação no SIGER®, irá abrir a janela para o usuário selecionar manualmente.
Simulação do pagamento TEF sem informar bandeira na forma de pagamento:
CPF na nota?
Uma prática muito comum os estabelecimentos, ao final da venda, é o operador questionar o cliente se deseja informar o CPF na nota (NFC-e), em algumas atividades econômicas, essa informação já é obrigatória inclusive. Alguns clientes, não aprovam muito a questão de ficar falando o seu CPF, pois qualquer pessoa poderia anotar o que está sendo dito. Além disso, podem ocorrer erros de digitação por parte do operador, acarretando perda de tempo.
Como funciona a captura do CPF pelo Pin Pad no SIGER®:
Foi disponibilizado um botão para captura do CPF na tela de consumidor da venda do PDV.
O SIGER® envia solicitação de captura do CPF para o gerenciador padrão e aguarda o retorno do CPF informado no Pin Pad. O SIGER® não comunica diretamente com o equipamento do Pin Pad.
Manutenção do terminal:
Tela do comprador:
Finalização da venda:
Observação: A mensagem de questionamento é exibida na finalização da venda se a tela do comprador não tiver sido aceita. A configuração da aceitação do comprador é feita pelo menu PDV 1.1-P, botão Ponto de venda, opção Dados do comprador.
Captura do CPF no Pin Pad:
Tela do comprador com o CPF informado no Pin Pad:
Integrações disponíveis
Atualmente o SIGER® possui integração com o gerenciador padrão da Pay&Go, SiTef, Auttar e TEF Express. O TEF no SIGER® deve ser utilizado apenas com estes gerenciadores padrões, outros diferentes desses não foram homologados e podem não funcionar adequadamente.
Observação: O gerenciador padrão da Auttar ainda não permite o carregamento da forma de pagamento por limitações do próprio gerenciador, e para a homologação foi necessária a implementação do controle de múltiplos cartões.