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Pendências bancárias de comunicação online

Com o crescimento da aderência às cobranças online, surgiram novas necessidades no uso desta rotina. Para facilitar ainda mais a organização diária e ajustar rejeições ou falhas de comunicação, foram disponibilizados novos mecanismos para a resolução de pendências bancárias. Controle de pendências bancárias Criado o menu 6-Controle Financeiro (FIN) 2.7-E-Pendências de [...]

Com o crescimento da aderência às cobranças online, surgiram novas necessidades no uso desta rotina. Para facilitar ainda mais a organização diária e ajustar rejeições ou falhas de comunicação, foram disponibilizados novos mecanismos para a resolução de pendências bancárias.

Controle de pendências bancárias

Criado o menu 6-Controle Financeiro (FIN) 2.7-E-Pendências de Cobrança Bancária Online.

Nesta janela está disponível a consulta de todas as instruções bancárias que foram enviadas para o banco e retornaram algum erro, seja este por falha de comunicação (servidor indisponível, certificado inválido) ou por rejeição bancária (carteira inválida, CEP não encontrado, etc.).

Na parte inferior da janela foram criados botões que permitem o ajuste das informações no local de cobrança, cadastro de cliente ou documento financeiro. Após efetuar todos os ajustes necessários, deve ser acionado o botão [Reenviar instrução] para que seja feita uma nova comunicação com os dados atualizados.

Se a pendência for resolvida por fora do SIGER®, pode ser usado o botão [Remover pendência], que marca a instrução como resolvida e não a exibe neste menu.

Notificação de pendência criada

Ao comunicar alguma instrução que registre erro (falha de comunicação ou rejeição bancária) passa a ser exibida uma notificação informativa ao usuário logado:

Também é possível configurar na empresa, aba “Financeiro”, botão [Dados Adicionais], botão [Dados p/remessa/retorno] o usuário responsável pela cobrança bancária online. Assim, este usuário também receberá a notificação de nova pendência bancária.

Notificação de pendências a resolver

Ao entrar no módulo Financeiro ou qualquer módulo que tenha menu equivalente habilitado, se houver alguma pendência não resolvida o usuário é informado via notificação:

Também é possível saber se existem pendências através do ícone na barra superior da janela principal (que fica vermelho ou verde caso existam ou não pendências a resolver).

Reenvio após falha de comunicação

Para evitar que o usuário precise efetuar alguma ação por falha de comunicação entre o SIGER® e o banco, foram disponibilizadas as seguintes configurações nos parâmetros do sistema (menu FIN 1.1-P):

  1. Tentativas para comunicação online: Caso ocorra erro de comunicação na remessa online, serão efetuadas novas tentativas para estabelecer conexão com o servidor bancário. Neste campo deve ser informado a quantidade de vezes que o SIGER® deve tentar restabelecer esta conexão.
  2. Segundos entre tentativas: Tempo em segundos que o SIGER® deve aguardar para fazer uma nova tentativa de conexão com o servidor bancário para envio de remessa online.

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