A busca constante pela otimização dos recursos de uma empresa é fundamental para o sucesso do negócio, ainda mais frente a um mercado com alto índice de competitividade. Uma das áreas mais difíceis de otimizar e que pode ser decisiva no ganho de produtividade e redução de custos é a área de suprimentos.
Os processos logísticos e de suprimentos estão cada vez mais complexos devido ao grande volume de operações, a diversidade de modalidades, a velocidade, a globalização e a proximidade entre fabricantes e fornecedores.
Uma das ferramentas necessárias para auxiliar empresas nesse desafio é o Warehouse Management System (WMS) ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, que surgiu da necessidade de gerar melhorias nos processos de Centros de Distribuição e Armazéns.
Através do WMS a empresa encontra formas eficientes de utilizar o seu valioso espaço físico, como: a integração e processamento das informações de localização das mercadorias, controle da utilização da capacidade de mão-de-obra, planejamento dos níveis de estoque, gerenciamento dos processos de inventário, entre outros.
Um dos benefícios do WMS é a redução de custos e a melhoria na operação visando a otimização de todas as atividades operacionais (fluxo das mercadorias) e administrativas (fluxo de informações).
Buscando oferecer esses recursos aos usuários do ERP SIGER® a Rech Informática acaba de implementar o Módulo WMS ao ERP. Integrado aos demais módulos do sistema o recurso é indicado para centros de distribuição, armazéns ou empresas que tenham a necessidade de endereçar a localização de seus produtos e insumos em seu estoque.
Através do recurso é possível gerenciar a localização de produtos, caixas, paletes ou qualquer tipo de embalagem através de movimentações de produtos ou pacotes. Lançar tarefas aos operadores para conferência da entrada de mercadoria, verificação do pedido no momento da expedição, armazenagem de itens, separação das quantidades de pedidos, transferências para área de picking, entre diversos outros tipos de tarefas. Ao integrar em outros módulos, as tarefas dos operadores podem ser lançadas automaticamente quando há algum evento como, por exemplo, ao faturar um pedido lançar a tarefa de conferência dos itens na expedição.
Segundo o analista de sistemas Bruno Ramme, um dos responsáveis pela criação do Módulo WMS do ERP SIGER®, “durante o planejamento foram levadas em consideração as diversas necessidades das empresas que buscam um controle ágil e confiável sobre a localização de seus produtos e sobre as operações efetuadas em seus centros de distribuição ou armazéns. Como resultado, obtivemos um módulo bem estruturado que possui a flexibilidade necessária para se adaptar aos mais variados formatos de endereçamentos e processos das empresas. A criação de roteiros para as tarefas e geração de tarefas automáticas a partir de eventos em outros módulos integrados são os destaques desse novo desenvolvimento que, com certeza, pode auxiliar muito as empresas em sua organização interna”.
Clique aqui e conheça algumas telas e todos os recursos disponíveis no Módulo WMS.
Quer contar com essa ferramenta para a gestão da sua empresa? Entre em contato conosco.