Blog

Acompanhe nossos conteúdos, novidades e insights sobre tecnologia, gestão e inovação.

SIGER® Web embarcado

O SIGER® Web embarcado é o novo modelo de acesso ao SIGER® que promete revolucionar nosso ambiente Rech Cloud! Saiba mais sobre esse recurso fantástico! O SIGER® Web embarcado chega com a missão de superar as limitações do nosso sistema Web. Com ele, a execução do SIGER® Web agora pode interagir diretamente com os recursos locais da máquina do usuário, [...]

SIGER® Web embarcado é o novo modelo de acesso ao SIGER® que promete revolucionar nosso ambiente Rech Cloud! Saiba mais sobre esse recurso fantástico!

SIGER® Web embarcado chega com a missão de superar as limitações do nosso sistema Web. Com ele, a execução do SIGER® Web agora pode interagir diretamente com os recursos locais da máquina do usuário, permitindo ler e salvar arquivos, além de acessar os dispositivos de impressão. Essa novidade proporciona uma experiência de uso muito semelhante à de uma aplicação Desktop tradicional, mas preserva todos os benefícios e a agilidade da execução na Rech Cloud.

O aplicativo local é desenvolvido com o framework Tauri, que se baseia em Rust para permitir a criação de aplicações leves e seguras, aproveitando toda a versatilidade das tecnologias web (HTML, CSS e JavaScript). Desta forma, foi possível gerar um executável portável e multiplataforma que executa o SIGER® Web de maneira otimizada.

A aplicação local, ao rodar diretamente na máquina do usuário, permite que o SIGER® acesse os recursos locais do sistema operacional. Com isso, torna-se possível interagir com arquivossalvar documentos e imprimir diretamente nas impressoras do usuário.

Acessando arquivos locais 

Para possibilitar o acesso a arquivos na máquina local do usuário, foi criado o protocolo URI we:// nas vias de arquivo do SIGER®. Ele opera de forma semelhante ao tc://. Quando um caminho se inicia com we://, a manipulação do arquivo é gerenciada pelo aplicativo embarcado, o Tauri. Por exemplo, um caminho como we://C:\Users\Rech\exemplo.txt será acessado diretamente pelo Tauri, que intermediará todas as operações no arquivo para o SIGER®.

Imprimindo nas impressoras locais 

Essa mesma capacidade de acesso direto ao ambiente local estende-se, igualmente, às funcionalidades de impressão. Agora, ao necessitar imprimir, o SIGER® pode acionar o diálogo de impressão nativo do sistema operacional através da webview do aplicativo. Além disso, para documentos específicos, é possível tanto enviar a impressão diretamente para a impressora padrão do usuário quanto designar impressoras locais configuradas para determinados documentos, assegurando que o documento seja impresso sempre no dispositivo correto.

Com a criação do SIGER® Web embarcado, estamos elevando a experiência do SIGER® na Rech Cloud a um novo patamar. Essa inovação, que une a robustez do Rust com a flexibilidade das tecnologias web, oferece o melhor de dois mundos: a profundidade e o controle de uma aplicação desktop, combinados com a agilidade e os benefícios da execução na Rech Cloud. Um sistema com mais poder e eficiência nas operações diárias, tornando o SIGER® Web ainda mais completo e adaptado às necessidades de nossos clientes.

Disponibilidade 

disponibilização deste recurso ocorre mediante avaliação conjunta dos times de Comércio e Dev-tools. A versão mínima para utilização é a 25.10g, sendo particularmente indicada para clientes com PDV – que foi o principal motivador do projeto e o primeiro módulo homologado. Para uma experiência completa abrangente, a versão 25.20a, que já se encontra em labteste com a homologação dos demais módulos, será a mais recomendada para o uso pleno do SIGER® Web embarcado.

Posts relacionados

Novos recursos nas demonstrações contábeis do SIGER® 

No SIGER®, as demonstrações contábeis, assim como outros relatórios contábeis, sempre apresentaram as seguintes limitações:

Reforma Tributária: como a Nota Fiscal Eletrônica será impactada a partir de 2026

As mudanças na Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e em outros documentos fiscais digitais serão um

Empréstimos crédito do trabalhador (eConsignado) via API

O MTE liberou a versão BETA do webservice para automatizar o acesso aos dados de